DG Ajuda Você



DG Ajuda Você

Raios cósmicos podem colocar pessoas em risco e danificar aparelhos eletrônicos? Saiba se é verdade ou mentira

Mensagem que se propaga via WhatsApp orienta as pessoas a se afastarem de smartphones e tablets 

18/04/2016 - 17h36min

Atualizada em: 18/04/2016 - 18h44min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
O que pode provocar efeitos em equipamentos eletrônicos são as tempestades solares

Uma mensagem multiplicada pelas redes sociais chegou à redação do Diário Gaúcho enviada por uma leitora temerosa. Estaríamos vulneráveis a uma ameaça vinda do espaço.

– Pelo sim e pelo não, não vou ser eu quem vai conferir se é verdade – dizia ela, repassando o "comunicado" via WhatsApp.

Segundo o texto, raios cósmicos estariam para atingir a Terra durante a madrugada e colocariam em risco pessoas próximas de aparelhos como celulares e tablets. Citando a Agência Espacial Americana (Nasa) e a rede britânica BBC, o recado alerta para o período entre 0h30min e 3h30min.

A mesma mensagem vem, desde 2010, espalhando medo em populações de todo o mundo. Naquele ano, rumores semelhantes causaram pânico em Gana e levaram pessoas a dormir fora de casa no país africano.


Leia mais:
Viaduto da Augusto Severo será interrompido nesta quinta-feira em Canoas
Faculdade oferecerá atendimento gratuito de beleza em Porto Alegre

A ciência explica com propriedade a questão dos raios cósmicos. Eles existem, mas não como descritos no boato.

– Os verdadeiros raios cósmicos atingem a Terra todo dia e atravessam o planeta sem provocar qualquer efeito. Porque têm massa muito pequena. Basicamente, isso explica porque a mensagem é falsa – diz o doutor em Astrofísica e chefe do Departamento de Astronomia da UFRGS, professor Rogério Riffel.

Explosões solares

Outra coisa, conta o professor, são as tempestades magnéticas provocadas por explosões solares. Ele explica como sendo uma chuva de partículas carregadas eletricamente que atinge o planeta. Só que a Terra tem um escudo contra esse "ataque": a magnetosfera.

Terra tem um escudo natural contra tempestades eletromagnéticas

– É o campo magnético do planeta, que absorve essas partículas. Isso sempre ocorreu, mais ou menos intensamente – afirma o chefe do Departamento de Astronomia da UFRGS.

O professor diz que uma forte tempestade magnética pode provocar pane em satélites, misturar sinais do GPS e causar queda de redes elétricas.

Eventos isolados

Isso já aconteceu outras vezes, com efeitos variados. No maior evento já registrado, em 1859, uma nuvem de 20 bilhões de toneladas de partículas carregadas se chocou com a Terra no dia 2 de setembro. Os sistemas telegráficos da época ficaram fora de controle, transmitindo sinais sem sentido.

Em agosto de 1972, episódio em menor escala abalou as comunicações no estado do Illinois, nos Estados Unidos. Ou seja, os efeitos ocorrem sob os sistemas eletrônicos e são localizados, não globais.

Leia as últimas notícias
Curta nossa página no Facebook


* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias