DG Ajuda Você



DG Ajuda Você

Saiba onde buscar atendimento psicológico fora da rede pública

Gratuito ou com taxa simbólica, instituições de ensino oferecem alternativas. Mas a demanda é grande e há espera para agendamento

06/05/2016 - 15h59min

Atualizada em: 06/05/2016 - 16h21min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Quem precisa esperar vaga na rede pública de saúde, sem condições de pagar uma consulta, acaba tendo dificuldade para ter acesso a um profissional cada vez mais reconhecido como aliado para a saúde das pessoas: o psicólogo.

Leia mais:
São Leopoldo: Procon alerta sobre golpe no comércio do município
Feriado em NH: Saiba como ficam os serviços públicos municipais na segunda-feira

Crianças ou adultos com comportamento alterado, que demonstram irritação sem motivo aparente ou adotam postura isolada dos demais podem estar precisando de atendimento psicológico.

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, uma alternativa à rede pública ganha cada vez respeito por parte da população: as universidades. Com suas clínicas-escola, oferecem atendimento gratuito ou com pagamentos simbólicos.

Leia mais notícias da seção DG Ajuda Você

– A rede pública não tem a quantidade de profissionais da Psicologia que deveria. As clínicas nas faculdades estão complementando a rede pública – afirma a coordenadora do curso de Psicologia da UniRitter, Hericka Zogbi.

Os atendimentos são gratuitos ou têm taxa simbólica (confira abaixo). Na PUCRS, por enquanto, não estão sendo aceitos novos pacientes. Na Unisinos, até as 17h30min desta sexta, ocorre a fase de inscrições para os próximos dois meses.

– Temos o Projeto de Atenção Ampliada à Saúde. Após a inscrição, que ocorre a cada dois meses, chamamos para um acolhimento em grupo. A partir daí, encaminhamos para o atendimento adequado _ explica a coordenadora do curso de Psicologia da Unisinos e do PAAS, Rosana Cecchini de Castro.

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias