DG Ajuda Você



DG Ajuda Você

Taxa histórica de juros: saiba como sair da dívida do cheque especial e do cartão de crédito

Com 308,7% ao ano, especialistas afirmam que trocar a dívida do cheque especial por outra, com juros menores, é o caminho viável

25/05/2016 - 18h10min

Atualizada em: 25/05/2016 - 18h11min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Os dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira não são nada bons para quem está atolado no banco com a dívida no cheque especial. A taxa de juros subiu 7,9 pontos percentuais, de março para abril, chegando em 308,7% ao ano. Esse é o maior patamar da série histórica do banco, iniciada em julho de 1994.

Leia mais:
Verdade ou mentira: versão Gold do WhatsApp está sendo oferecida a usuários "privilegiados"
Cursos gratuitos de culinária: saiba como participar

Já taxa de juros do rotativo do cartão de crédito caiu 0,8 ponto percentual. Mesmo assim, continua sendo a mais alta das taxas pesquisadas pelo BC, ficando em 448,6% ao ano. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos do que o valor integral da fatura do cartão.

– Os limites do cheque especial e do cartão de crédito são armadilhas. Estão lá, é só pegar. Mas é o barato que sai caro. Em seis ou sete meses, a dívida poderá dobrar – alerta o educador financeiro da Dsop Educação Financeira Jó Adriano da Cruz.

Leia mais notícias da seção DG Ajuda Você

Para quem está atolado nesse tipo de dívida, persistir com os juros altos é piorar a situação. Depois de se fazer um diagnóstico das dívidas e de onde se pode cortar gastos, a dica é fazer um empréstimo com taxas mais baixas para tapar o rombo.

– Você troca uma dívida cara, a do cheque especial ou do cartão, por outra mais barata, com juros menores. E pode negociar no banco taxas boas. Os bancos têm interesse nisso também – diz Jó Adriano.

Leia as últimas notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias