DG Ajuda Você



A hora do voto

Eleições no domingo: saiba como procurar o seu endereço de votação e como justificar caso esteja fora da cidade

É possível consultar o local de votação no site do TRE e por telefone. Caso esteja fora do município, fique atento para justificar o voto.

29/09/2016 - 15h26min

Atualizada em: 29/09/2016 - 15h51min


As eleições municipais são neste domingo e não é hora para ficar com dúvidas. E se a incerteza é quanto ao local de votação, menos ainda. O voto é um compromisso sério, por isso não se deve acordar no domingo e arriscar. Para quem tem essa dúvida, é possível consultar o local de votação por telefone e pela internet.

Leia mais:
Medo da urna eletrônica? Veja como simular o voto sem sair de casa
Saiba guardar bem os alimentos na cozinha e aumentar a durabilidade

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado está disponível o link onde se acha o endereço certo. O Disque-Eleições também presta a informação. Quem vota em Porto Alegre e Região Metropolitana pode ligar para o número 148. A partir desta quinta-feira e até o sábado, o horário é das 9h às 22h. No domingo, dia da eleição, o atendimento vai das 7h às 17h.

Agora, se o eleitor estiver fora da cidade em que vota, precisa justificar o voto no dia da eleição. Para isso, deve comparecer à seção eleitoral mais próxima ou a uma mesa receptora de justificativa. Lá, precisa apresentar ao mesário o formulário "Requerimento de justificativa eleitoral" preenchido, junto com título de eleitor ou documento oficial com foto. O formulário esta disponível nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias