DG Ajuda Você



Desaposentação

Após decisão do STF, saiba como fica a situação dos aposentados

Entidades, agora, querem impedir que beneficiários tenham de devolver dinheiro recebido a mais do INSS

27/10/2016 - 18h41min

Atualizada em: 28/10/2016 - 09h02min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Depois de proibirem a possibilidade de troca de aposentadoria, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não definiram nesta quinta-feira o que acontece com quem ganhou o direito à desaposentação na Justiça. Aposentados que seguiam trabalhando queriam ter direito a usar as contribuições previdenciárias para um novo benefício. Esses beneficiários poderão ter de devolver ao INSS o que receberam a mais.

Leia mais:
Saiba quem tem direito e como obter adicional de 25% na aposentadoria
Multas ficam mais caras em novembro, veja quanto as infrações irão doer no bolso

Mas essa briga pelo dinheiro somente deve começar após a decisão do STF ser publicada. E isso pode acontecer no ano que vem, já que a publicação pode ocorrer em até 60 dias e não há contagem de prazo no recesso de dezembro e janeiro.

– Já estamos nos mobilizando para, assim que houver a publicação da decisão, apresentarmos recurso ao STF defendendo que os valores já pagos não sejam devolvidos – afirma a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), advogada Jane Berwanger.

Ela afirma que aqueles que ganharam em definitivo na Justiça e recebem há mais de dois anos não deverão perder o benefício. Para quem recebe há menos tempo ou, ainda, por decisão provisória, a perspectiva é ver a renda diminuir.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias