DG Ajuda Você



Economia

Black Friday: dicas para encontrar as melhores ofertas e para fazer as compras com segurança

Confira como aproveitar o melhor da promoção

24/11/2016 - 05h50min

Atualizada em: 24/11/2016 - 15h21min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Esta sexta-feira é dia de Black Friday. O comércio eletrônico e as lojas de varejo prometem grandes descontos por 24 horas, em particular para eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Mas a oferta vai além: há roupas, móveis e até dólares sendo prometidos a preço de banana. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas ou aceitar falsas promoções. Confira dicas abaixo.

Leia as últimas notícias do dia

ENCONTRE AS MELHORES OFERTAS
- Aproveite para antecipar as compras de Natal ou garantir aquele produto que há tempos pretende comprar. Muitas vezes, as condições valem a pena.
- Prefira pagar à vista no boleto ou em uma só vez no cartão, para evitar dívidas nos meses seguintes.
- Esteja atento também a opções fora do varejo: passagens aéreas e até investimentos em corretoras prometem entrar no clima de Black Friday.
- Baixe aplicativos e veja sites que comparam ofertas e mandam alertas para as melhores promoções, como Econovia, Buscapé e Baixou Agora.
- Se algum produto realmente interessar, garanta a compra na hora, pois os sites costumam fazer um "rodízio" de ofertas enquanto há produtos de estoques.

Olho nas promoções das livrarias

- Dê uma olhada nos livros: lojas costumam fazer o torra-torra de títulos mais antigos nesta data. É uma chance para renovar a biblioteca.

Leia mais
Procon está de olho em maquiagem de preço durante Black Friday
Saiba quando vale a pena fazer compras no atacarejo

CUIDADOS AO COMPRAR
- Verifique se o site é confiável para informar dados de cartão de crédito ou da conta bancária. As lojas seguras têm o Certificado de Segurança SSL – encontrado na barra de endereços – e devem conter um cadeado verde clicável.
- Avalie a reputação do vendedor em sites como Reclame Aqui, Buscapéou fóruns de debates de consumidores. Alguns serviços, inclusive os Procons, fazem mutirões especiais na Black Friday.
- Desconfie de ofertas milagrosas: descontos muito atrativos podem ser uma armadilha para chamá-lo a um site pouco confiável.
- Fique atento às condições de entrega: muitas vezes, o frete não está incluso no valor da compra e pode encarecer em demasia o produto. Também observe os prazos de entrega, que podem ser maiores no dia de ofertas.
- Nunca realize compras ou acesse o internet banking usando Wi-Fi público ou dispositivos de lan houses. Isso pode comprometer a sua segurança, já que estes recursos públicos podem estar com vírus.
- Mantenha um registro em papel de suas compras e guarde todos os recibos. Se você notar na sua fatura compras que você não fez, entre em contato com a empresa de cartão de crédito imediatamente.

VEJA SE O SITE É VERDADEIRO
- Prefira sites conhecidos, em que você já tenha comprado ou visitado, para evitar cair nas mãos de algum portal "aventureiro" que tenta se aproveitar da euforia.
- Verifique se existe a sigla "https" na barra de navegação. Além disso, certifique-se de que o site possui selos de segurança. Isso mostra que o site é protegido e suas informações estão seguras.
- Procure dados como CNPJ, endereço físico e contato da empresa. Sites de e-commerce falsos podem não disponibilizar essas informações.

Fontes: Procon-POA, Norton, e-Bit, Avast, Banco Itaú e consultor Gabriel Trindade




MAIS SOBRE

Últimas Notícias