DG Ajuda Você



Mudança começa hoje

Cinco aplicativos que acrescentam o nono dígito aos contatos do celular

Números passam a ter mais um dígito a partir deste domingo. Apps ajudam a atualizar automaticamente os contatos da agenda.

06/11/2016 - 06h01min

Atualizada em: 07/11/2016 - 09h33min


A partir deste domingo, os celulares terão mais um dígito no Rio Grande do Sul. Junto a Santa Catarina e Paraná, o Estado é o último a acrescentar o 9 à frente dos números atuais. A mudança foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de uma resolução de 2010.

O principal objetivo é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular. Os números de telefones fixos não serão modificados. As ligações com oito dígitos ainda serão completadas até o dia 15 de novembro, como forma de adaptação.

Porém, para alguns usuários, o incômodo maior será a atualização da agenda do celular. Existem aplicativos que acrescentam automaticamente o novo dígito aos contatos. Mas em celulares mais antigos, nos quais não é possível baixar os aplicativos, a mudança na agenda tem de ser feita manualmente.

Confira alguns apps gratuitos que atualizam a agenda automaticamente:

Vivo 9º Dígito

Altera os números dos celulares das áreas com DDD de nove dígitos para o novo formato. O aplicativo foi desenvolvido pela Vivo, mas funciona em todas as operadoras. Os contatos precisam estar armazenados no aparelho e não no chip. Disponível para iOS e Android.

9º Dígito Tim

Parecido com o aplicativo da Vivo, a ferramenta da Tim ajusta os números automaticamente e grava as alterações na agenda do usuário. É necessário sincronizar a agenda do aparelho com sua conta do Google após a atualização. Disponível para iOS e Android.

Oi 9º Dígito

Possibilita formatar seus contatos para efetuar ligações quando estiver viajando para fora de sua cidade ou fora do Brasil, organiza agenda e insere o nono digito em todos os contatos. Também funciona para números de qualquer operadora. Disponível para os sistemas iOS e Android.

Embratel 9º Dígito

Além de atualizar os números, padroniza o uso do código 21, da Embratel e da Claro, para as ligações de longa distância. Boa pedida se você tem um aparelho da Claro, portanto. Também pode ser usado por clientes de outras operadoras. Disponível para iOS e Android.

9º Dígito Leucotron

Sem pertencer a nenhuma operadora, automatiza a inserção do nono dígito para números móveis de acordo com o cronograma da Anatel.
Disponível para iOS e Android.

TIRE SUAS DÚVIDAS

O que fazer no WhatsApp?

O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.

Por que os números dos telefones celulares terão nove dígitos?
O objetivo é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas

O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 2012. Em 2013, o nono dígito foi implementado nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28) e assim por diante em todas as regiões. A a Sul é a última região do país a ter o sistema implementado

Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não, os números continuarão com oito dígitos.

O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo.

As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas entre o dia 6 e 15 de novembro deste ano.

Tenho um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

Posso manter meu número atual sem acrescentar o nono dígito?
Não. A mudança afetará todos os celulares dos DDDs de SC, PR e RS.

Quem providenciará a alteração de minha da agenda do meu telefone?
Cabe ao próprio usuário providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. Essa alteração só deve ser feita a partir do dia 6 de novembro.

Os números de rádio vão mudar?
Os números usados como terminais de rádio não irão mudar, permanecendo com 8 dígitos.

Fonte: Anatel e WhatsApp



Leia outras notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias