DG Ajuda Você



Natal seguro

Vai instalar enfeites luminosos no Natal? Veja quais são os cuidados necessários 

Vai aproveitar o final de semana para instalar os seus enfeites? Especialista orienta a não ligar vários enfeites em uma tomada usando o perigoso benjamim (T)

02/12/2016 - 16h00min

Atualizada em: 02/12/2016 - 16h17min


Que o uso de lâmpadas para iluminar a árvore de Natal e as casas no final de ano deixa as comemorações muito mais bonitas ninguém discute. O que não se pode esquecer é que mexer com eletricidade exige muito cuidado para que acidentes não ocorram logo na época de confraternização.

Leia mais:
Programe-se para limpar o nome no SCPC e no Serasa com o 13º e outras rendas extras de final de ano
Senac oferece serviços de beleza gratuitos na Capital, saiba como marcar um atendimento

– Nunca ligue vários enfeites em uma tomada usando o perigoso benjamim (T), ou faça emendas de fios, que também podem ser pontos de superaquecimento – afirma o gerente de Serviços de Rede Centro da RGE, Luiz Carlos Moreira Junior.

É recomendável a compra de um novo enfeite para evitar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Outra precaução é sempre checar as instalações elétricas antes de ligar qualquer enfeite à tomada. É comum que, com o tempo, os cabos dos enfeites fiquem ressecados.

Distância segura

Outro alerta da RGE é para que não se tente subir em postes ou em árvores próximas da rede elétrica para pendurar os enfeites. Fazer ligação direta da iluminação natalina na rede elétrica da distribuidora de energia, então, nem pensar. Os enfeites também devem ser bem afixados para não se soltarem em um temporal.

A escolha das lâmpadas também pode refletir em economia na conta no final do mês. Os enfeites luminosos à base de LEDs gastam menos luz, mas são mais caros. Entretanto, duram mais, produzem menos calor, diminuindo o risco de incendiar artigos inflamáveis, como árvores de Natal com decorações de papel.

DICAS PARA ILUMINAÇÃO SEGURA NO NATAL

– Sempre faça a instalação das luzes de Natal com o circuito desligado
– Não utilize benjamins (os Ts) e tenha cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada que liga as lâmpadas
– Não faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal
– Não tente ligar o enfeite diretamente na rede elétrica externa (da distribuidora de energia)
– As luzes devem ser desligadas quando não houver alguém na casa ou quando estiverem dormindo
– Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo
– Não faça instalação próxima de piscinas ou áreas alagadas
– Adquira produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas e utilize iluminação à prova d’água em ambiente externo
– Não utilize estruturas metálicas próximas da rede elétrica e não suba nos postes ou árvores próximas de redes elétricas para instalar os enfeites
– Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes
– No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta resistente ao fogo

– Evite o uso de luzes elétricas e piscas que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos
– Cuidado com as crianças! Elas sentem-se atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites
– Na dúvida, consulte sempre um eletricista credenciado.

Fonte: RGE




MAIS SOBRE

Últimas Notícias