Encare a crise



Chocolate amargo

Consumidores usam criatividade para economizar na Páscoa

De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados, os ovos estão, em média, 8,5% mais caros neste ano em relação à Páscoa de 2016

28/03/2017 - 04h00min

Atualizada em: 28/03/2017 - 11h48min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Raquel, 32 anos, e a filha Maria Valentina compram chocolates no supermercado, mas abrem mão dos ovos de Páscoa

Daniel Santos tinha um olhar atento aos ovos de Páscoa na parreira de uma grande rede de supermercados em Porto Alegre ontem à tarde: etiqueta de preços, ingredientes, detalhes de peso e formato. Ao contrário do que a cena sugeria, jamais passou pela cabeça do porto-alegrense de 27 anos comprar algum daqueles ovos:

– Estou vendo o tamanho, quanto pesam, para fazer igual em casa.

Leia mais
Os ovos de Páscoa estão mais caros; veja dicas para economizar nos presentes
Investimentos na Páscoa em Gramado dobram em 2017

Do parreiral das guloseimas, ele iria à seção de chocolates para comprar uma barra de meio quilo de chocolate amargo para derreter e fazer os próprios ovos em casa.

– Com o preço de um ovo de 180 gramas, na casa de R$ 48, compro uma barra de 500 gramas e faço ovos pra toda família – calcula.

8 dicas para deixar a sua Páscoa mais saudável! Tem chocolate...

O salto nos valores das iguarias da Páscoa tem levado consumidores a usarem a criatividade para presentear familiares e amigos sem derreter o orçamento. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os ovos estão, em média, 8,5% mais caros neste ano em relação à Páscoa de 2016. É notório nas lojas que o interesse de boa parte dos consumidores se esvai quando compara os preços com valores dos chocolates em barras ou bombons. A expectativa da Agas é de que as vendas dos ovos recuem 12%, enquanto das barras, suba 11,6%.

– Olho os ovos por curiosidade, mas não compro – resume a lojista Bárbara Canizares, 55 anos – Tenho dois sobrinhos que estão pedindo essas variedades com brinquedo dentro, mas vou acabar dando outra coisa.

No vídeo abaixo, confira como fazer ovos de Páscoa em casa

Ser mais seletivo com os presentes pode ser uma saída. A dona de casa Raquel Balbueno, 32 anos, irá ceder aos apelos da filha Maria Valentina, quatro anos, uma sobrinha e outra amiga delas, e montará os cestinhos com ovos gordos e coloridos. Mas os mais velhos não terão esse privilégio: para outros familiares, ela vai montar kits baratos – de cerca de R$ 15 cada.

– Estou comprando umas caixas de chocolates e barras para montar kits, com papel transparente e lacinho. Fica bonito e são saborosos – planeja.

Para economizar
- Fique atento às promoções nos supermercados, do tipo pague 2 leve 3._ Seja seletivo na lista dos presenteados, para não gastar demais.
- Barras e caixas de bombons costumam ter melhor custo-benefício.
- O preço dos ovos pode baixar na proximidade da data, e cai bastante de preço após a Páscoa.
- Evite parcelar a compra de supérfluos, como presentes e guloseimas da Páscoa.

Vagas de emprego devem ser oferecidas na última semana
A Páscoa irá gerar cerca de 1,1 mil empregos temporários no Estado, conforme previsões da Agas. Aproximadamente 90% destas vagas serão criadas pela indústria, em cargos como operador de logística, montador, promotor de vendas e estoquista. Um em cada quatro supermercadistas apontou que realizaria contratações temporárias (25%), ainda que muitos de forma pontual e para poucas vagas.

Embora algumas contratações já tenham sido feitas pelas fábricas e empresas de exposição, ainda dá tempo para enviar currículo para agências e buscar entrevistas de trabalho. Como são atividades de curto prazo (diferentes do Natal e do Ano-Novo, em que os temporários costumam adentrar o verão), a Páscoa movimenta promotores, estoquistas e vendedores nas semanas anteriores à data, e dispensa a necessidade de longo treinamento.

– As vagas começam a ser oferecidas na primeira semana de abril. Não há expectativa de número de oportunidades que serão abertas, mas elas costumam ser ocupadas rapidamente. É preciso ficar atento – afirma Fernanda Corrêa, coordenadora de administrativo da empresa Primer RH, em Gravataí.

Ticiana Teixeira, coordenadora de RH da AST Facilities, explica que as empresas oferecem a vaga num dia e, no outro, o selecionado já começa a trabalhar:

– A contratação costuma durar duas ou três semanas. Acredito que as vagas serão oferecidas na última semana, com contratação muito rápida – afirma.

O domingo de Páscoa é em 16 de abril.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias