DG Ajuda Você



Hora de sacar

Contas inativas do FGTS: agências da Caixa abrem duas horas mais cedo nesta segunda e terça 

Nesta primeira fase de pagamentos, estão recebendo o valor os nascidos em janeiro e fevereiro

12/03/2017 - 17h38min

Atualizada em: 13/03/2017 - 09h38min


A semana começa com as agências da Caixa Federal abrindo duas horas mais cedo (às 8h) para atender trabalhadores que têm dinheiro para sacar de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em bancos que ficam dentro de shoppings, as agências não abrirão mais cedo, mas fecharão duas horas mais tarde. O atendimento estendido será realizado nesta segunda e terça-feira.

Leia mais
Agências da Caixa em Porto Alegre têm movimento intenso no sábado para saque do FGTS
Tudo que você precisa saber sobre o saque das contas inativas do FGTS

Conforme balanço divulgado pela instituição no sábado, 3,3 milhões de brasileiros sacaram ou receberam em conta R$ 3,8 bilhões na sexta-feira passada, o primeiro dia de pagamento das contas inativas do FGTS – nesta primeira etapa, estão recebendo os nascidos em janeiro e fevereiro.

Confira abaixo o calendário de pagamentos para os nascidos em outros meses.

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidades de saque previstas nas regras do fundo.

Transferência do dinheiro

As transferências da Caixa para outros bancos por TED ou DOC não serão cobradas. Elas só podem ser feitas nas agências Caixa. Essas opções não existem nos caixas eletrônicos ou lotéricas.

Clientes da Caixa
– Clientes Caixa com poupança individual recebem o dinheiro automaticamente na conta no primeiro dia do calendário referente ao mês de nascimento.
– Somente nesses casos, o beneficiário terá até 31 de agosto para transferir o dinheiro dessa poupança para a conta de outro banco sem taxas.
– Os demais clientes, com contas correntes e poupança conjunta, precisam solicitar o depósito se não desejarem sacar o dinheiro.
– Não haverá cobrança de taxas para essa operação.
– É possível autorizar o depósito nos seguintes canais:
Serviços On-line: acesse o portal das contas inativas, insira seus dados, verifique seu saldo e escolha a conta.
Internet Banking: no site do banco, em Serviço ao Cidadão, escolha FGTS e em seguida Contas Inativas. Verifique seu saldo e autorize o depósito em sua conta. No primeiro acesso, é preciso cadastrar a conta e criar usuário.
Telefone: ligue para 0800-726-2017, digite o número do NIS ou CPF e autorize o depósito em conta, conforme orientações da atendente.

Clientes de outros bancos
– O trabalhador também conseguirá transferir o dinheiro para sua conta bancária.
– Não haverá cobrança de taxas para essa operação.
– Ele precisará ir a uma agência e ser atendido no caixa. Não é possível fazer a operação nos terminais eletrônicos ou lotéricas.
– Por meio de TED, poderá transferir para a conta qualquer valor, sem piso ou teto.
– No sábado, quem for às agências abertas da Caixa só poderá transferir por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC), já que os demais bancos não abrem.
– Mas por DOC o limite de transferência é de R$ 4.999,99.
– Por isso, nos casos acima desse valor, a orientação é ir às agências em dia útil para realizar a transferência.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias