DG Ajuda Você



Dinheiro na mão

Contas inativas do FGTS: prioridade é usar o dinheiro para limpar o nome

Liberação do saldo das contas inativas está aliviando o bolso. Pesquisa divulgada nesta semana mostra que muita gente está usando o dinheiro para quitar dívidas. 

29/03/2017 - 04h00min

Atualizada em: 29/03/2017 - 04h01min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Osvaldo Neto é um dos brasileiros que vai aproveitar a liberação das contas inativas do FGTS para pagar dívida

Caiu do céu e direto no colo de Osvaldo Hector Deix Neto, 35 anos, a liberação do saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Desempregado, Osvaldo havia atrasado 18 parcelas do terreno onde ergueu uma casa para viver com a esposa e os três filhos em Guaíba. A conta já batia nos R$ 8,8 mil. Perder o terreno virara um pesadelo. Em um golpe de sorte, na medida e no tempo certos, a liberação do Fundo destravou R$ 8,9 mil em depósitos de FGTS feitos durante os seis anos e meio em que trabalhou como vendedor em uma loja de calçados.

Leia mais
Contas inativas do FGTS: 5 respostas da Caixa a problemas relatados pelos trabalhadores
Atenção ao receber e-mail da Caixa informando valor a receber das contas inativas do FGTS! É falso

– Veio muito bem este dinheiro. Vai dar para pagar os atrasos e respirar aliviado – comemora ele, que, conforme o calendário da Caixa, poderá sacar o FGTS inativo em julho.

Quando soube do dinheiro extra, Osvaldo negociou condições com a administradora do loteamento e conseguiu abater juros. Traçou, desta forma, o mesmo caminho de milhões de brasileiros. Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) divulgada nesta semana, 41,2% dos entrevistados com recursos do FGTS a receber das contas inativas disseram que o destino será a quitação de dívidas em atraso.

Inadimplência

Há de se compreender: os atrasos têm tirado o sono dos brasileiros com o agravamento da crise econômica e o desemprego, que impedem muita gente de pagar os carnês e o cartão de crédito em dia. Segundo a Serasa Experian, em janeiro de 2017, bateu recorde o número de inadimplentes para o mês: 59,7 milhões de pessoas com dívidas atrasadas em todo o país, o que representa 40% da população adulta. No Rio Grande do Sul, 2,910 milhões de pessoas estão inadimplentes.

– Pagar as dívidas é a melhor escolha para o recurso extra, pois a incidência dos juros aumenta rapidamente o débito, e quanto antes se resolver essas pendências, antes será aliviado o orçamento doméstico – recomenda Alfredo Meneghetti Neto, professor de economia da PUC-RS e consultor financeiro.

Com dinheiro no bolso, o cidadão deve se aproximar dos credores e negociar abatimento de juros (como fez Osvaldo) ou buscar condições mais favoráveis. As empresas têm se mostrado receptivas para o ajuste de contas. Recentemente, a Serasa iniciou uma campanha para estimular a quitação de dívidas atrasadas, com incentivo ao uso do FGTS.

– Reabilitar o crédito é uma forma de resgatar a dignidade financeira do consumidor. O trabalhador inadimplente, que já teve acesso ao FGTS, pode utilizar o recurso para limpar o nome. Já para os credores, dar a chance de os clientes voltarem a ter o nome limpo contribui para a retomada da economia _ afirma Silvio Frison, vice-presidente do SerasaConsumidor.

Dicas para renegociar dívidas

- O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de renegociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas.
- Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.
- O ideal é organizar por prioridade. As primeiras a serem quitadas devem ser as que afastam o consumidor de serviços básicos – como luz, telefone e água – e o cartão de crédito e cheque especial, com juros altíssimos.
- Segundo especialistas, o trabalhador inadimplente com direito ao resgate do FGTS deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes.
- Com o dinheiro do FGTS na mão, é a chance de negociar com o banco ou o lojista o abatimento ou a redução de juros para quitar à vista a dívida ou um parcelamento mais amigável.

Caminhos para saber o que você está devendo

- Serasa Porto Alegre (TudoFácil)
Avenida Borges de Medeiros, 521, quarto andar, setor 14, Centro
Atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 17h

- Serasa Caxias do Sul
Rua Sinimbu, 2.222, décimo andar, conjuntos 102 e 103, Centro
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min

SCPCPorto Alegre
Na Central de Atendimento, no Centro Shopping: Rua Voluntários da Pátria, 294, segundo andar, sala 259
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h



MAIS SOBRE

Últimas Notícias