DG Ajuda Você



Economia

Contas inativas do FGTS: saque está liberado, você já conferiu se tem direito?

É possível acessar a informação por site, celular, e-mail ou nas agências da Caixa

10/03/2017 - 10h18min

Atualizada em: 11/03/2017 - 08h35min


Neste sábado, cerca de 1,8 mil agências da Caixa fazem plantão de atendimento entre as 9h e as 15h para quem tem direito a sacar de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Podem ser tiradas dúvidas sobre o saque de contas, regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de senha do Cartão do Cidadão.

Nesta primeira leva, recebem os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro – no Rio Grande do Sul, são 330 mil pessoas. O calendário vai até 31 de julho, levando em conta o mês de aniversário. Só no Estado, serão pagos R$ 420 milhões.

Clique aqui e localize uma agência aberta neste sábado.

Tem conta inativa com direito a saque o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

Como saber se você tem uma conta inativa no FGTS?

Para consultar se tem uma conta inativa no FGTS e o seu saldo, o trabalhador pode consultar o site do FGTS. Para acessar o extrato, é preciso ter em mãos o número de identificação social (PIS/Pasep), encontrado na carteira de trabalho, e uma senha, chamada Senha Cidadão, que pode ser criada no momento do acesso neste endereço.

O extrato informa os dados cadastrais e os lançamentos realizados na conta nos últimos seis meses. Saldo e extrato de contas vinculadas, inclusive as inativas, também são informados na página.

Pela internet
A Caixa lançou um site com todas informações sobre o saque do FGTS inativo, que está nesse link. É possível conferir o extrato no site do FGTS. Para isso, é preciso ter cadastrada uma senha eletrônica, que pode ser criada em uma página da Caixa.

Leia mais
Contas inativas do FGTS: confira dicas para usar o dinheiro conforme a sua necessidade
FGTS das contas inativas: empresas deixaram de pagar mais da metade do valor total do FGTS que será sacado
Tudo que você precisa saber sobre o saque das contas inativas do FGTS

Em uma agência da Caixa
O trabalhador pode consultar seu saldo e também solicitar uma senha para acesso on-line em uma agência da Caixa. Para isso, é preciso levar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou certidão civil) e o número de inscrição PIS/Pasep/NIT.

Pelo celular
Há aplicativos do FGTS disponíveis para os sistemas Android e iOS (veja como baixar). Além de ser possível acessar o site via smartphone, o contribuinte pode optar por receber mensagens no celular com informações da conta do FGTS – assim, abre mão da correspondência recebida a cada dois meses com o extrato.

Por e-mail
Também é possível optar por receber o extrato do FGTS pelo e-mail, informando a preferência no mesmo site em que consulta o extrato.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias