DG Ajuda Você



Seu bolso

Garanta a economia: reajuste dos medicamentos sai nesta sexta-feira e passa a valer no sábado

Quem precisa de remédios mais caros pode comprar a medicação antes do aumento, no sábado

30/03/2017 - 17h57min

Atualizada em: 30/03/2017 - 17h58min


O Ministério da Saúde divulga nesta sexta-feira, dia 31, o valor do reajuste oficial nos preços dos remédios. Com determinação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o aumento passará a valer já a partir de sábado, dia 1º de abril.

Conforme expectativas da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o aumento dos remédios deve ser de 4,76%, mesmo número do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação, nos últimos 12 meses. Fazem parte dos critérios para o cálculo o IPCA, além de fatores como produtividade, custos dos insumos e concorrência do setor, todos já anunciados pelo governo.

Leia mais
O que você precisa avaliar antes de pedir a antecipação do Imposto de Renda
IPTU em Porto Alegre: nova data para pagamento da primeira parcela

Procurado, o Ministério da Saúde confirmou o anúncio do reajuste para esta sexta-feira, mas não informou qual será o percentual. Como há grande concorrência entre as farmácias, muitas ainda com estoques nos preços atuais, o consumidor poderá não sentir automaticamente o reajuste. No entanto, consultores financeiros recomendam a quem precisa de remédios mais caros garantir uma economia comprando a medicação antes do reajuste.

Algumas dicas são estar atento a programas de fidelização das fabricantes, que fornecem descontos na compra para clientes cadastrados no site. As farmácias populares, do governo federal, oferecem diversos medicamentos gratuitamente mediante a apresentação da receita médica.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias