DG Ajuda Você



Energia elétrica

Bandeira vermelha deve continuar na conta de luz até o fim do ano

Apesar disso, os consumidores terão um desconto na tarifa de abril, por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado. 

04/04/2017 - 16h55min

Atualizada em: 04/04/2017 - 16h56min


Agência Brasil
Agência Brasil

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta terça-feira que, provavelmente, as contas de luz continuarão com a bandeira vermelha patamar 1 acionada até o fim do período seco, que vai até o mês de novembro. Por causa da falta de chuvas, essa bandeira tarifária foi acionada e começou a valer no início de abril.

– Muito provavelmente no período seco não haverá uma reversão da situação. Se hoje, no final do período úmido, já se justifica despachar térmicas acima do patamar que aciona a bandeira vermelha, não é provável que essa situação se reverta até o início do próximo período úmido – disse Romeu.

Leia mais
Como evitar o peso do ar-condicionado na conta de luz
Conta de luz: saiba como economizar no consumo

A bandeira vermelha patamar 1, que está em vigor, implica uma cobrança extra de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Ela é usada quando é preciso acionar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas.

Romeu explicou que o período úmido está se encerrando nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e Nordeste, por isso, mesmo que haja um regime de chuvas melhor do que nos outros anos durante o período seco, o volume de água nos reservatórios ainda estará baixo.

– Não é nesse período que vai recuperar o enchimento de reservatórios – afirmou.

Desconto

Apesar da bandeira tarifária vermelha, os consumidores terão um desconto na tarifa de abril, por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado. Os percentuais de redução variam de 0,95% a 19,47%.

A devolução vai ocorrer porque o custo da energia proveniente da termelétrica de Angra 3 foi incluído nas tarifas do ano passado, mas a energia não chegou a ser usada porque a usina não entrou em operação.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias