DG Ajuda Você



Saúde

Como idosos podem fazer a vacina contra pneumonia de graça

Imunização contra a doença pode ser feita na rede pública de saúde

25/04/2017 - 15h26min

Atualizada em: 25/04/2017 - 15h45min


Doença que matou 475 mil pessoas no Brasil em 2015, a pneumonia provocou a internação de 1.979.316 de pessoas na Região Sul no mesmo ano, conforme dados do Ministério da Saúde. A imunização contra esta doença para crianças é bastante conhecida, mas há vacina também para adultos, a pneumocócica, disponível na rede pública de saúde. Segundo a pasta, esta é a melhor maneira de prevenção.

Leia mais
Veja onde se vacinar contra a gripe na rede particular em Porto Alegre
Febre amarela: o que você precisa saber sobre a doença

Para adultos acima de 60 anos, a vacina contra a pneumonia (em duas doses) pode ser feita gratuitamente com prescrição médica em Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No restante do Estado, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece a imunização para pessoas acima dos 60 anos que sejam institucionalizadas, ou seja, que morem em locais como asilos ou clínicas geriátricas.

– Muita gente tem condição de fazer a vacina e nem sabe que ela existe. O ideal é que o paciente converse com o médico para saber se tem indicação de fazer. Ainda existem outros tipos de pneumonia causados por outras bactérias que não têm vacina, mas essa é a mais comum, por isso é interessante se vacinar – avalia o médico pneumologista Paulo Teixeira, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Capital

Em Porto Alegre, a vacina é aplicada nos Centros de Referência para Imunológicos Especiais (CRIE) durante todo o ano. São duas unidades: no Hospital Sanatório Partenon e no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas.

– Dentro dos Centros, é uma das vacinas mais procuradas, mas não tivemos falta dela nos últimos anos, conseguimos cobrir a procura da população – afirma a coordenadora do Núcleo de Imunizações de Porto Alegre, Raquel Barcella.

Onde encontrar a vacina
- Em Porto Alegre, com prescrição médica, nos Centros de Referência para Imunológicos Especiais (CRIE), nestes endereços:
Hospital Sanatório Partenon (Avenida Bento Gonçalves, 3.722), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: 3901-1380
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (Avenida Independência, 661), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Telefone: 3289-3339
- No Estado, o SUS fornece a vacina para pessoas acima dos 60 anos e que residam em locais como asilos ou clínicas geriátricas, para ser aplicada pelas equipes de saúde nos próprios locais onde essas pessoas residem.

Quem pode tomar
- Pessoas com mais de 60 anos que tenham, pelo menos, uma destes problemas: HIV/aids, asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, pneumopatias crônicas (exceto asma intermitente ou persistente leve), asma persistente moderada ou grave, cardiopatias crônicas, nefropatias crônicas, hemodiálise/síndrome nefrótica, transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea), imunodeficiência devido ao câncer ou à imunodepressão terapêutica, diabetes mellitus, fístula liquórica, fibrose cística (mucoviscidose), doenças neurológicas crônicas incapacitantes, implante de cóclea, trissomias, imunodeficiências congênitas, hepatopatias crônicas ou doenças de depósito;

O que levar
- Carteirinha de vacinação, receita do médico indicando a imunização e documento de identidade.
- A receita precisa ser específica com a solicitação da vacina e o motivo pelo qual está sendo indicada.

Vacina da gripe
- Não há problema de fazer as vacinas da gripe e da pneumonia na mesma oportunidade.
– Há estudos que mostram que a resposta imunológica é ainda melhor quando se faz as vacinas da gripe e da pneumonia juntas – destaca o pneumologista Paulo Teixeira.

Saiba mais sobre a pneumonia neste link

Produção: Camilla Pereira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias