Vida e Estilo



Hora do Leão

Imposto de Renda: saiba como acompanhar o processamento da declaração deste ano

Para quem já se acertou com a Receita, é importante monitorar para fazer correções antes de cair na malha fina. Prazo acaba nesta sexta-feira

27/04/2017 - 17h04min

Atualizada em: 27/04/2017 - 17h05min


Agência Brasil
Agência Brasil

Está chegando hora. É nesta sexta-feira o fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2017. Para quem já acertou as contas com a Receita, é importante acompanhar a situação da declaração para monitorar problemas e fazer as correções antes de cair na malha fina.

Leia mais:
350 mil gaúchos ainda não enviaram o Imposto de Renda
Passo a passo, veja como preencher a declaração

Para consultar o extrato, é preciso estar cadastrado no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e ter um código de acesso. É possível obter esse número por meio do próprio portal e-CAC, no site da Receita Federal. Para isso, é necessário fornecer dados como CPF, data de nascimento e o número dos comprovantes de entrega do imposto de renda dos dois últimos anos. Também é preciso criar uma senha de até 15 caracteres.

Contribuintes que não conseguirem cadastrar a senha ou ter acesso ao código de acesso devem procurar um dos postos da Receita Federal pessoalmente. De acordo com a Receita Federal, no portal é possível saber se há inconsistência de dados identificadas durante o processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode regularizar a situação, mediante entrega de declaração retificadora.

Restituição

A Receita Federal estima receber 28,3 milhões de declarações este ano. As restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 serão pagas em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote sairá em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.

ACOMPANHE A SUA DECLARAÇÃO

– Para consultar o extrato, é preciso estar cadastrado no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e ter um código de acesso.

– É possível obter esse número por meio do próprio portal e-CAC, no site da Receita Federal.

– É necessário fornecer dados como CPF, data de nascimento e o número dos comprovantes de entrega do imposto de renda dos dois últimos anos. É preciso criar uma senha de até 15 caracteres.

O Extrato permite que o contribuinte:

– Identifique eventuais pendências que fazem com que a declaração caia na malha fina e saiba como resolvê-las por meio de retificação da declaração ou de agendamento de atendimento para apresentação de documentação comprobatória.
– Saiba se as quotas do IRPF estão sendo pagas corretamente.
– Solicite, altere ou cancele o débito automático das quotas.
– Identifique e parcele eventuais débitos em atraso.
– Verifique se o pagamento mensal das quotas do IRPF está sendo feito corretamente.
– Imprima o Darf atualizado para pagamento das quotas.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias