INSS convoca para pente-fino beneficiários com mais de 60 anos - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Auxílio-doença08/05/2017 | 14h42Atualizada em 09/05/2017 | 16h52

INSS convoca para pente-fino beneficiários com mais de 60 anos

Veja como se preparar para a chamada

INSS convoca para pente-fino beneficiários com mais de 60 anos Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O governo começou a convocar beneficiários de auxílio-doença com mais de 60 anos para nova perícia médica no pente-fino do Instituto Nacional Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizado em benefícios por incapacidade pagos pela instituição. As informações são do jornal Folha de SP. 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário destacou que a convocação não é linear nem ocorre para todas as faixas ao mesmo tempo, em todas as cidades. Portanto, em algumas cidades, maiores de 60 anos podem já ser chamados, e em outras, não.

Leia mais
Governo economiza R$ 1,6 bilhão após cancelar quase 85 mil auxílios-doença
Justiça determina melhorias em sistemas da Caixa e do INSS para evitar fraudes

Os primeiros convocados foram beneficiados mais jovens, ainda no ano passado. Na segunda leva, em fevereiro deste ano, foi a vez dos segurados com mais de 50 anos. Agora, conforme a publicação, o INSS vai chamar desta vez pessoas com mais de 60 anos. 

Números

O governo federal cancelou quase 85 mil auxílios-doença que vinham sendo pagos indevidamente, o que trouxe  economia de R$ 1,6 bilhão aos cofres da União. O pente-fino nesses benefícios começou em julho do ano passado, após o governo identificar 1,7 milhão de pessoas que estavam recebendo o benefício por determinação judicial sem que tivessem passado por avaliação médica nos últimos dois anos.

Até 13 de abril, foram realizadas 87.517 perícias, o que resultou no cancelamento de 73.352 benefícios, 84% do total. O índice é bastante superior ao anunciado inicialmente pelo governo, que disse trabalhar com uma expectativa de reversão de 30% dos benefícios. 

Como funciona o pente-fino

Como serei avisado?
Aposentados por invalidez e beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem perícia serão convocados por meio de carta com aviso de recebimento.

O que faço para agendar a perícia?
Assim que receber a convocação, o beneficiário terá cinco dias para agendar a perícia. O agendamento deverá ser feito pelo telefone 135, da Previdência Social. A ligação de telefone fixo é gratuita e a de celular tem custo de ligação local.

Que documentos devo levar na perícia?
O beneficiário deverá levar seus documentos pessoais, como RG e CPF, e toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames.

E se eu faltar?
Quem não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso até regularizar a situação.

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros