Quantas horas de trabalho custa o que você quer comprar  - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Acerto de Conta$06/06/2017 | 08h00Atualizada em 06/06/2017 | 14h54

Quantas horas de trabalho custa o que você quer comprar 

Sabendo quantas horas de esforço diário valem determinado produto, fazemos escolhas mais racionais e evitamos o consumo por impulso

Quantas horas de trabalho custa o que você quer comprar  Ricardo Chaves/Agencia RBS
Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS

Quantas horas de trabalho são necessárias para comprar algo? Estas perguntas provocam um exercício muito importante de conscientização financeira. Ideal para quem tem dificuldade de identificar o que o dinheiro significa.

Leia mais
Início da quarta fase do saque das contas inativas é antecipado para sábado
Vagas temporárias estão em alta: confira onde há 150 oportunidades disponíveis

O sucesso está no fato de a pessoa conseguir enxergar quantas horas de trabalho custa determinado produto. Com isso, faz escolhas mais racionais e combate o consumo por impulso. 

– O dinheiro é apenas um item intermediário. No final das contas, trocamos horas de trabalho pelos produtos e serviços que consumimos. Na essência, compramos as coisas com o nosso esforço, com as nossas horas de trabalho – reforça a planejadora financeira Letícia Camargo. 

Aprenda o caminho para começar a fazer este exercício

1) Veja no seu contracheque qual é o valor líquido do seu salário. Depois, divida este valor por 190, que é, aproximadamente, o número de horas trabalhadas no mês. O resultado é o valor de uma hora do seu trabalho! O quanto que você recebe por hora trabalhada.

2) Descubra quantas horas você tem que trabalhar para comprar algo ou contratar um serviço. Pegue o valor que pretende gastar e divida pelo valor de uma hora do seu trabalho calculado no passo anterior. O resultado será a quantidade de horas que você precisará trabalhar para pagar a conta em questão.

3) Agora, é a hora de tirar as conclusões. As perguntas são: vale trabalhar todas estas horas para ter este novo produto? É realmente necessário e importante? Não poderia esperar um pouco mais?

Fazendo isso, você consegue avaliar de forma mais racional o custo-benefício de qualquer gasto que pretenda fazer. Até porque o trabalho tira seu tempo de descanso e com a família. Será que bens materiais realmente suprem isso?


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_timao

    diario_timao

    Corinthians DiárioE o Renato Gaúcho falou que ia priorizar a Copa do Brasil e a Libertadores, uma já foi pro saco! Hahahahahahahahá 16 minutosRetweet
  • walentinacardos

    walentinacardos

    WawaRT @emillyaraujoof: @itsnana___ @maylaaraujoof Esperou sair aqui no diário gaúcho 😂há 38 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros