DG Ajuda Você



Educação

MedioTec oferece 1,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos no RS: inscrições começam no dia 11

Alunos da rede pública poderão se inscrever. Aulas começam em agosto

06/07/2017 - 13h02min

Atualizada em: 06/07/2017 - 18h23min


A partir do dia 11 de julho, estudantes do Ensino Médio poderão se candidatar a uma das 1.573 mil vagas disponíveis no Rio Grande do Sul para cursos técnicos pelo MedioTec, programa do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos oferecidos são nas áreas de Informática, Segurança do Trabalho, Logística, Redes de Computadores e Informática para Internet. As aulas começam em agosto e a carga horária varia entre 840 e 1,6 mil horas, de acordo com cada especialidade.

Leia mais
Nove cursos online gratuitos para ajudar na gestão da sua empresa
Conheça plataformas para aprender online

No Rio Grande do Sul, as cidades participantes são Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Candelária, Carazinho, Caxias do Sul, Gravataí, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Maria, Santa Rosa, São Gabriel, São Leopoldo e Três Passos. Pelo menos, 1,2 mil vagas são em instituições privadas e as outras em instituições públicas. Em Porto Alegre, são mais de 700 vagas.

A 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) definiu que as 71 escolas estaduais com Ensino Médio em Porto Alegre poderão participar – os alunos poderão se inscrever a partir de 11 de julho. Há ainda outras 12 CREs que participarão do MedioTec, todas no Interior. Essas ainda não definiram as escolas participantes, o que só deve ocorrer no dia 10.

Os cursos acontecem simultaneamente com o Ensino Médio. Para participar, é necessário estar cursando o Ensino Médio em escola da rede pública. Até 75% das vagas são voltadas a alunos que fazem parte do programa Bolsa Família, de acordo com a Secretaria de Educação do RS (Seduc-RS). O restante fica com estudantes em situação de vulnerabilidade social ou deficiências e beneficiários de outros programas sociais.

Na próxima segunda-feira (10), será divulgada pela Seduc-RS a lista completa das escolas da rede pública que participarão do programa. Para se inscrever, a pasta informa que os alunos destas instituições terão de ir até a direção do colégio e preencher uma ficha de inscrição, que será repassada às CREs responsáveis.

As CREs, que vão definir as escolas participantes, divulgarão os nomes dos estudantes beneficiados no dia 24 de julho e as pré-matrículas serão feitas entre os dias 25 e 31 de julho. A confirmação da matrícula vai até 7 de agosto e, no dia 14, ocorre o início das aulas.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias