DG Ajuda Você



São 500 mil vagas

Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos a distância oferecidos pelo Pronatec

Prazo para inscrições termina nesta quarta-feira (5)

05/07/2017 - 12h34min

Atualizada em: 05/07/2017 - 12h35min


Terminam nesta quarta-feira (5) as inscrições para as 500 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional na modalidade a distância dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Oferta Voluntária. São dezenas de cursos oferecidos pelo Ministério da Educação. Qualquer pessoa acima de 15 anos pode se inscrever, no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Leia mais
Nova regra do Fies prevê desconto no salário do recém-formado
Corte de recursos afeta Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Os cursos têm duração de 160 horas e são focados em uma área de atuação específica. As aulas serão ministradas de julho a novembro, totalmente online. Todo o conteúdo do curso é liberado desde o início – não há o compromisso de acesso diário à plataforma. Entre as formações, por exemplo, há cursos de representante comercial e assistente de crédito e cobrança, promovidos pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB).

Depois do cadastro no sistema, o aluno recebe o link de acesso da plataforma para participar do curso. O próprio Ministério encaminha uma carta para confirmar a matrícula e a vaga.

– O Pronatec Oferta Voluntária é tanto para quem está no ensino médio como para quem já concluiu ou até para quem já está no mercado e quer uma qualificação complementar – explica o diretor de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Geraldo Andrade de Oliveira.

O Ministério da Educação promete que mais vagas serão disponibilizadas nos próximos meses. O diretor destaca que serão pelo menos 500 mil em agosto e outras 500 mil em outubro, além das que serão abertas em 2018. Nesta primeira leva de vagas, estão disponíveis apenas as Formações Iniciais e Continuadas (FIC). Selecione esta opção no momento da inscrição.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias