DG Ajuda Você



Teu Bolso

Dicas do Procon para compras pela internet no Dia dos Pais

Para evitar problemas com o presente para o seu pai, confira as dicas.

04/08/2017 - 11h21min

Atualizada em: 04/08/2017 - 11h23min


Está pensando em aproveitar o final de semana para pesquisar na internet um presentão para o seu pai? Antes de clicar no botão para confirmar a compra, dê uma olhada nestas orientações do Procon Porto Alegre sobre compras online e evite cair numa fria e acabar fazendo feio no almoço do dia 13 de agosto.

- Atenção à segurança do site. Homepages confiáveis possuem um cadeado visível na tela. Evite sites que não informam o CNPJ e o endereço e desconfie daqueles que anunciam preços muito abaixo do mercado. Na página do Procon Porto Alegre, é possível consultar a lista de sites não seguros para compras online.

- Confira se o CNPJ disponibilizado é o mesmo registrado no site da Receita Federal.

Leia mais
Como escapar do financiamento para comprar o carro novo
Vale a pena antecipar imposto de renda e 13º salário? Tire suas dúvidas

- Verifique se o site apresenta o endereço físico da empresa, as características do produto e o valor da mercadoria. Cheque se há diferença entre o pagamento no débito, no boleto ou no cartão.

- Em compras coletivas, o site da loja deve informar: o número mínimo de compras para a efetivação da oferta, o prazo para utilizar o cupom e a identificação completa do fornecedor.

- Fique atento aos prazos de entrega prometidos pelo fornecedor. Se o produto for entregue fora da data estabelecida, é possível desistir da compra, recebendo o valor pago de volta.

- Em compras online, você pode exercer o direito de arrependimento, desistindo da compra e recebendo a quantia desembolsada em até sete dias a contar do recebimento do produto ou serviço.

- Não se esqueça de exigir a nota fiscal de compra. Ela é a principal garantia em caso de problemas com o produto ou serviço correspondente. Imprima o comprovante de pagamento da compra que deve conter a descrição do pedido, o e-mail de confirmação e a data da entrega do produto.

- Os consumidores de Porto Alegre podem registrar denúncias pelo site do Procon Municipal. O atendimento presencial é na Rua dos Andradas, 686, das 9h às 16h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias