DG Ajuda Você



Seu bolso

Saiba como pedir a isenção do IPTU em Porto Alegre e em cidades da Região Metropolitana

Prazo está aberto para pedir o benefício para 2018

21/08/2017 - 13h38min

Atualizada em: 21/08/2017 - 17h29min


Se o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está pesando no seu bolso, confira se você se encaixa nos critérios para pedir a isenção do imposto – cada cidade tem uma lista de condições para solicitar o benefício.

Leia mais
Prefeitura de Porto Alegre promete limitar aumento do IPTU em 30% em 2018
Fique por dentro do projeto que revê o IPTU em Porto Alegre
Projeto de revisão do IPTU acaba com isenção para clubes

O prazo para 2017 já acabou, mas é possível encaminhar a solicitação para o ano que vem. Aposentados e pensionistas são os grupos mais beneficiados na Região Metropolitana. É o caso do marceneiro aposentado Inácio Martins, 73 anos, que solicitou a isenção em 2009. O dinheiro que não foi para o IPTU fez diferença nas contas de Inácio e sua mulher, Noemi Silveira Martins, 68 anos, que vivem na Vila Regina, em Cachoeirinha.

– Depois do último infarto, ele precisa de mais remédios. E o SUS não fornece. O dinheiro do IPTU já foi todo em medicamentos – conta Noemi.

O casal Inácio e Noemi utiliza a isenção desde 2009

Para não perder a viagem até a prefeitura, é importante saber quais são os requisitos a serem comprovados para pedir a isenção. Fique atento ainda ao prazo informado pelas prefeituras para solicitar a renovação do benefício. Em Sapucaia do Sul, o prazo foi encerrado em julho.

Produção: Camilla Pereira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias