DG Ajuda Você



Trânsito

Fique atento para a diferença entre o calendário do IPVA e o do licenciamento

A validade do licenciamento varia conforme o final da placa do veículo. No máximo, documento pode valer até o mês de julho

21/12/2017 - 13h58min


Felipe Nyland / Agencia RBS

Os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul já estão se preparando para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018, cujo calendário já foi divulgado pelo governo do Estado.  Mas, assim como nos últimos dois anos, as datas de pagamento do imposto não vão coincidir com o calendário de licenciamento. 

O IPVA deve ser pago até abril, mas a validade do licenciamento varia conforme a placa de cada veículo (confira tabela abaixo).  O licenciamento é composto por três itens: IPVA, seguro obrigatório DPVAT e taxa de expedição do documento. Somente após a quitação desses três valores – sem contar eventuais multas vencidas – o veículo estará licenciado para o exercício 2018, havendo a emissão do novo documento.  

 O IPVA teve os valores divulgados no dia 12 e está disponível para pagamento. A taxa de expedição do documento é recolhida pelo Detran para cobrir os custos de impressão e envio do documento. Os valores do seguro obrigatório, administrado pela Seguradora Líder, estarão liberados para pagamento no dia 26. A partir dessa data, será possível pagar todos os encargos conjuntamente. 

A entrega do documento

Após o pagamento da taxa, seguro DPVAT, encargos legais que compõem o licenciamento anual e eventuais multas vencidas é que o documento é enviado por Sedex para o endereço que consta nos registros do Detran. Por isso, é importante manter o cadastro atualizado.

Em Porto Alegre, após três tentativas de entrega sem sucesso, o documento permanecerá 15 dias na unidade de centralização da ECT do bairro onde mora o proprietário do veículo. Vencido esse prazo, o documento deverá ser retirado na Rua Siqueira Campos, 1.100. No interior e na Grande Porto Alegre, após três tentativas de entrega sem sucesso, o documento permanecerá na unidade de centralização do Correio do município do motorista.


Validade do licenciamento veicular

Até 30 de abril: placas de finais 1, 2 e 3
Até 31 de maio: placas de finais 4, 5 e 6
Até 30 de junho: placas de finais 7 e 8
Até 31 de julho: placas de finais 9 e 0

 

Confira o calendário de descontos máximos do IPVA:

Pagamento até 2 de janeiro
- 3% de desconto pela antecipação e máximo de 24,73% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Vale apenas para o pagamento integral do valor.

Pagamento até 31 de janeiro
- 3% de desconto pela antecipação e máximo de 22,40% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Nesse período pode ser feito o pagamento do valor integral ou da primeira parcela.

Pagamento até 28 de fevereiro
- 2% de desconto pela antecipação e máximo de 21,60% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da segunda parcela ou do saldo.

Pagamento até 29 de março
- 1% de desconto pela antecipação e máximo de 20,80% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da terceira parcela ou do saldo.

Pagamento até 23 de abril
- Valor integral, sem desconto


Vencimento conforme o final da placa

Placa com final 1 - 2 de abril de 2018
Placa com final 2 - 4 de abril
Placa com final 3 - 6 de abril
Placa com final 4 - 9 de abril
Placa com final 5 - 11 de abril
Placa com final 6 - 13 de abril
Placa com final 7 - 16 de abril
Placa com final 8 - 18 de abril
Placa com final 9 - 20 de abril
Placa com final 0 - 23 de abril 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias