IPVA 2018: e-mails com valor do imposto e DPVAT devem ser enviados a partir de sábado - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Imposto19/12/2017 | 17h50

IPVA 2018: e-mails com valor do imposto e DPVAT devem ser enviados a partir de sábado

Receita Estadual afirma que somente cadastros feitos até o dia 11 já receberam documento da Secretaria da Fazenda.

IPVA 2018: e-mails com valor do imposto e DPVAT devem ser enviados a partir de sábado Felipe Nyland/Agencia RBS
Primeiro prazo para pagamento termina em 2 de janeiro Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Quem cadastrou e-mail no site www.ipva.rs.gov.br para receber a cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir do dia 12 ainda não recebeu resposta da Secretaria Estadual da Fazenda com o documento a ser pago. Esses proprietários de veículos terão de esperar até sábado (23) para receber, por e-mail, informações como datas e valores de pagamento, descontos, multas, licenciamento, seguro obrigatório e confirmação sobre quitações efetuadas. 

Isso ocorre porque ainda não está definido o valor do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), o que deve ocorrer até a sexta-feira (22). A partir do dia seguinte, esses proprietários que cadastraram e-mail receberão o retorno. 

– Quem fez cadastro até o dia 11 recebeu o e-mail com os valores do IPVA. A partir do dia 12, decidiu-se suspender esse envio até a definição do DPVAT. Por isso, esses proprietários ainda não receberam a resposta – explica o chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual, Edison Moro Franchi.

As informações também poderão ser acessadas no site do Detran-RS e nas redes bancárias credenciadas com o governo.  

E quem cadastrar o e-mail a partir do dia 23 deverá receber a reposta com os valores a serem pagos de forma imediata, afirma Franchi. Aqueles que já receberam a resposta com o IPVA ser contatados novamente com o valor somado ao seguro obrigatório. O governo do Estado cancelou neste ano o envio da carta de IPVA pelos Correios. Com a medida, além de reduzir o impacto ambiental com a emissão de cartas, a expectativa é de economizar até R$ 2 milhões.


Confira o calendário de descontos máximos:

Pagamento até 2 de janeiro
- 3% de desconto pela antecipação e máximo de 24,73% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Vale apenas para o pagamento integral do valor.

Pagamento até 31 de janeiro
- 3% de desconto pela antecipação e máximo de 22,40% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Nesse período pode ser feito o pagamento do valor integral ou da primeira parcela.

Pagamento até 28 de fevereiro
- 2% de desconto pela antecipação e máximo de 21,60% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da segunda parcela ou do saldo.

Pagamento até 29 de março
- 1% de desconto pela antecipação e máximo de 20,80% para quem tiver o benefício de Bom Motorista e Bom Cidadão. Pode ser feito o pagamento integral, da terceira parcela ou do saldo.

Pagamento até 23 de abril
- Valor integral, sem desconto

Vencimento conforme o final da placa

Placa com final 1 - 2 de abril de 2018
Placa com final 2 - 4 de abril
Placa com final 3 - 6 de abril
Placa com final 4 - 9 de abril
Placa com final 5 - 11 de abril
Placa com final 6 - 13 de abril
Placa com final 7 - 16 de abril
Placa com final 8 - 18 de abril
Placa com final 9 - 20 de abril
Placa com final 0 - 23 de abril

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros