DG Ajuda Você



TV Digital

Quase 160 mil kits gratuitos ainda não foram retirados no RS: saiba como garantir o seu

Em 31 de janeiro, o sinal analógico será desligado na Capital e em outros 106 municípios gaúchos. Confira a programação do mutirão de instalação gratuita nesta sexta-feira e sábado

28/12/2017 - 15h38min


Luis Gomes / Divulgação

Ainda há kits gratuitos para conversão da TV Digital para quem é inscrito em programas assistenciais do governo federal. No Rio Grande do Sul, 157 mil ainda não foram retirados. E, para quem tem direito, a dica é correr: no dia 31 de janeiro, o sinal analógico será desligado em Porto Alegre e mais 106 municípios gaúchos. Quem não tiver preparado a sua televisão ficará totalmente sem acesso aos canais.

Conforme o Seja Digital, que é responsável pela distribuição dos kits compostos por antena, conversor e controle remoto, dos 480 mil kits gratuitos, 323 mil já foram entregues. O programa é vantajoso para quem precisa adaptar sua TV, porque o kit, se tiver de ser comprado, pode sair por mais de R$ 100 no comércio. 

Têm direito a receber o kit gratuito famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Para conferir se faz parte desse grupo, a pessoa deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site da Seja Digital com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. 

É preciso estar cadastrado em um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).   Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. 

As TVs de tela plana compradas antes de 2012 precisam ser adaptadas, assim como as de tubo, que necessitam, todas, de adaptação. A exceção é para quem tem TV por assinatura, pois as operadoras já entregam o canal digital. 

Além da entrega gratuita, o Seja Digital também promove mutirões de instalação gratuita em diferentes bairros de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Veja, abaixo, a programação para os próximos dias:


Confira a programação do mutirão de instalação gratuita do Seja Digital

SEXTA-FEIRA (29)

*Porto Alegre

Horário: das 10h às 17h

Local: bairro Vila Nova

*Porto Alegre

Horário: das 10h às 17h

Local: bairro Leopoldina

*Porto Alegre

Horário: das 10h às 17h

Local: Vila Bom Jesus

*Canoas

Horário: das 10h às 17h

Local: bairros Niterói, Harmonia (Rua da Barca) e Nossa Senhora das Graças (Rua Pôr do Sol)

SÁBADO (30)

*Porto Alegre

Horário: das 10h às 17h

Local: Vila Jardim

*Porto Alegre

Horário: das 10h às 17h

Local: bairro Leopoldina

*Porto Alegre

Horário: das 10h às 17h

Local: Vila Bom Jesus

*Canoas

Horário: das 10h às 17h

Local: bairro Mathias Velho


Saiba mais sobre os kits gratuitos

- O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal.

- O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.

- É preciso estar cadastrado em um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).


Dúvidas sobre a TV Digital:

- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

- 0800-051-6336 para demais localidades

- Mais informações neste site.


Datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:

- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

- Até 31/12/2023: demais regiões


MAIS SOBRE

Últimas Notícias