Alistamento militar obrigatório pode ser feito pela internet - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Versão mobile

 

Fique de olho10/01/2018 | 10h39Atualizada em 10/01/2018 | 10h39

Alistamento militar obrigatório pode ser feito pela internet

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se cadastrar até junho

Alistamento militar obrigatório pode ser feito pela internet /

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 já podem fazer o alistamento militar obrigatório. A partir deste ano, para os cidadãos inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o alistamento para o Serviço Militar será realizado, prioritariamente, pela internet, por meio desta página. O prazo vai até 30 de junho deste ano.

Leia mais
"Demorei para aprender a estudar", diz primeiro colocado do vestibular da UFSC 
PUCRS realiza palestras gratuitas sobre carreira e mercado de trabalho
Prefeituras de Colorado e Horizontina abrem vagas de estágio para alunos dos ensinos Médio e Superior

Quem tiver dificuldade de acesso à internet podem se apresentar diretamente à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de onde mora, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Caso more no Exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. O período para alistamento teve início em 1º de janeiro de 2018.

A expectativa do Ministério da Defesa é de que cerca de 1,8 milhão de cidadãos façam o alistamento e em torno de 100 mil sejam incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Após o alistamento realizado, o jovem acompanhará, no mesmo site, a evolução nas demais fases do processo seletivo, podendo ser encaminhado à seleção geral ou ser dispensado da prestação do Serviço Militar.

O alistamento é obrigatório e quem não o faz está sujeito a multa, fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber prêmios.



 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros