DG Ajuda Você



TV Digital

Tenda para tirar dúvidas sobre a TV Digital estará no centro de Porto Alegre nesta terça-feira

Iniciativa da RBS TV, em parceria com a Seja Digital, orienta população e agenda entrega de kit gratuito

30/01/2018 - 06h00min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Felipe Nogs / Agencia RBS
TVs serão usadas para demonstrar qualidade do sinal

Quem ainda não está aproveitando a TV Digital, com alta qualidade de som e imagem, tem uma oportunidade e tanto no centro de Porto Alegre nesta terça-feira (30). É a chance de tirar todas as dúvidas sobre essa tecnologia já disponível aos telespectadores gaúchos. Trata-se da Tenda da TV Digital, que receberá visitantes das 8h às 15h no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público.

Uma equipe técnica da RBS TV responderá perguntas sobre a instalação do conversor (no caso de TVs mais antigas) e da antena digital (necessária também para as TV novas). Também haverá TVs para demonstração da qualidade do sinal digital.

No mesmo local, a Seja Digital vai realizar o agendamento de entrega do kit gratuito, com antena e conversor, para quem tem direito ao benefício. O kit é distribuído a famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa Minha Vida. Segundo a Seja Digital, ainda restam cerca de 70 mil kits para serem distribuídos nas 107 cidades gaúchas onde o sinal de TV analógico deve desligado amanhã. A previsão é de que todos os equipamentos sejam distribuídos até 60 dias após o desligamento do sinal analógico.


Instalação é fácil

Para quem não puder ir à Tenda da TV Digital, o agendamento do kit gratuito deve ser feito no portal Seja Digital ou pelo telefone 147 (a ligação é gratuita). É preciso ter o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. 

Mas segundo a Seja Digital, o ritmo de retirada de kits não é mesmo de instalação dos equipamentos nas residências. Ou seja, muita gente com conversor e antena em casa ainda está assistindo TV pelo sinal analógico. É recomendável chamar um especialista para fazer a instalação e o direcionamento da antena para pegar o melhor sinal. Mas também é possível fazer a instalação por si mesmo em alguns casos. 

É importante dispor dos equipamentos de segurança e trabalhar em duplas, com um instalando a antena e buscando a posição e outro sincronizando os canais na TV. Abaixo, confira como é simples a instalação dos equipamentos.

As dúvidas mais frequentes

Posso continuar assistindo a RBS TV pela TV a cabo?
Para quem assiste na TV a cabo, não muda nada. Apenas confira com a sua operadora os canais abertos disponíveis.

Quais os tipos de televisores que necessitam de conversor?
Todas as televisões de tubo necessitam do conversor externo. Já as de tela plana fabricadas após 2012 não necessitam de conversor externo. Para algumas fabricadas antes de 2012, é preciso verificar o manual da TV ou entrar em contato com o fabricante para saber se ela já possui ou não o conversor. 

Como faço para instalar a antena se moro em condomínio?
As pessoas que residem em prédios devem entrar em contato com o síndico para saber se o prédio possui antena externa e cabeação (sistema de distribuição interna) adequada para o sinal digital que é transmitido em UHF.

Qual o tipo de antena que devo utilizar para ter acesso ao sinal digital?
A antena precisa ser externa e UHF. Se a antena existente for VHF, será necessária a troca. Veja aqui os modelos de antenas.

Tenho uma antena interna e o sinal não é muito bom. O que posso fazer?
A antena interna deve ser substituída por uma antena externa de UHF. Antena interna não é indicada para recepção do sinal digital. Ela não garante estabilidade do sinal. Só é possível ser usada antena interna por quem reside em local próximo e sem obstrução de morros ou prédios entre a residência e a antena transmissora da emissora.

Dúvidas sobre a TV Digital:

– 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

– 0800-051-6336 para demais localidades

– Mais informações neste site

Datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:

– 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

– 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

– 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

– Até 31/12/2023: demais regiões


Saiba mais sobre os kits gratuitos

Quem tem direito

– O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal. Quem não é mais, mas já foi beneficiário também pode ter direito.

– O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.

– É preciso estar cadastrado ou já ter feito parte de um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).

– Pessoas que, em algum momento, já participaram de programas sociais do governo devem se informar através do telefone 147 (ligação gratuita) ou então por este site  para conferir se estão nessa lista e agendar a retirada de seu kit conversor gratuitamente.

Como solicitar

– Acesse o portal Seja Digital ou ligue gratuitamente para o telefone 147.

– Tenha em mãos o Número de Identificação Social (NIS).

– Agende a retirada em local, dia e horário da sua escolha.

Como identificar se sua TV tem o sinal digital?

– Verifique se o canal aparece com um "ponto". Por exemplo, para assistir a RBSTV, o mostrador do canal na tela deve mostrar "12.1", em vez de apenas 12. Isso significa que a TV já está apta para a mudança e já está recebendo o sinal digital, que tem mais qualidade de imagem e som.

– Para saber se precisa instalar conversor e antena para receber o sinal digital, o telespectador deve conferir se na sua televisão está aparecendo um "A" na tela. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e, então, é preciso fazer mudanças. 

– As TVs de tela plana fabricadas depois de 2012 já estão adaptadas para a mudança, com conversor interno. Essas TVs têm o selinho de "DTV" na lateral ou na parte de trás do aparelho, além de constar a informação no manual de instruções. Neste caso, é preciso colocar apenas a antena externa. 

– Algumas TVs de tela plana fabricadas antes de 2012 precisam ser adaptadas. Assim como as TVs de tubo, que necessitam, todas, serem adaptadas. A exceção é para quem tem TV por assinatura, pois as operadoras já entregam o canal digital. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias