Conheça os serviços que o INSS já oferece pela internet - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Versão mobile

 

Previdência Online09/02/2018 | 17h21Atualizada em 09/02/2018 | 17h21

Conheça os serviços que o INSS já oferece pela internet

Mais de 5 milhões de usuários se cadastraram no site e não precisam ir a agências do INSS para obter documentos e agendar atendimentos

Conheça os serviços que o INSS já oferece pela internet /

O INSS deve intensificar neste ano a lista de serviços que o segurado pode ter acesso sem sair de casa, pela internet. E, a partir deste mês, por meio da central de serviços Meu INSS, já é possível ter acesso a comprovantes como Extrato Previdenciário (CNIS), Histórico de Crédito e Extrato de Empréstimos Consignados. Antes, só podiam ser retirados em uma agência do INSS. 

Para utilizar esses serviços, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site (confira abaixo). Segundo o instituto, isso já foi feito por mais de 5 milhões de pessoas. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.

 O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica. Confira os serviços mais comuns já disponíveis.

O que é possível por meio do Meu INSS:

Extrato Previdenciário (CNIS)
– É o documento mais procurado pelo público nas unidades do INSS. O Extrato Previdenciário tem como base o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde estão registradas as contribuições previdenciárias feitas por empregados de empresas e também por contribuintes individuais, domésticos e facultativos.
– O extrato é muito procurado por trabalhadores que estão próximos da aposentadoria e, também, pelos empregados que precisam saber se a empresa está repassando sua contribuição ao INSS e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.

Histórico de Crédito de Benefício
Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades.

Foto:

Extrato de Empréstimo Consignado
– Por meio desse extrato, é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Resultado de Perícia
– É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença e passaram por perícia médica no INSS.

Extrato de Imposto de Renda
– É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Carta de Concessão
– Informa ao cidadão todo o histórico de contribuições usado para cálculo do valor da aposentadoria, pensão por morte ou auxílio.

Agendamento
Para esse serviço, não é necessário gerar senha. Pelo site, o segurado agenda dia e hora para solicitar um benefício ou serviço numa unidade do INSS, o que também pode ser feito pela Central Telefônica, pelo número 135.
– Ele pode enviar cópia de seus documentos diretamente pela internet. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia agendado.

Foto:

Como fazer o cadastro no Meu INSS

1 – Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório.
2 – Depois, o segurado deve fazer login com essa senha provisória.
3 – Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/+.) e ter pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula.

Foto:





 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros