DG Ajuda Você



TV Digital

Feirões oferecem kits digitais abaixo do preço de mercado

No dia 14 de março, o sinal analógico será completamente desligado 

14/02/2018 - 04h00min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Quem ainda não se preparou para a mudança para a TV Digital tem chance de garantir kit com conversor e antena e até mesmo televisores com conversores embutidos por preços promocionais. Feirões da TV Digital percorrerão algumas das maiores cidades do Estado comercializando os equipamentos com descontos por meio de parcerias com grandes redes de lojas. No total, serão 62 lojas de 10 redes envolvidas, abrindo boas oportunidades em oito cidades até dia 14 de março, incluindo Porto Alegre e Caxias do Sul. Nesta e na próxima semana, os feirões ocorrerão em Alvorada, Canoas e Viamão (veja abaixo detalhes da programação). 

— As lojas irão acirrar a concorrência oferecendo kits com conversores e antenas, além de televisores. É uma boa oportunidade para quem ainda não fez a conversão de uma segunda televisão na casa, por exemplo — explica Márcia Cavalcante, gerente regional da Seja Digital. 

Estar preparado para o sinal digital é importante porque em cerca de um mês ocorrerá o completo desligamento do sinal analógico em 107 cidades gaúchas, inclusive Porto Alegre e a Região Metropolitana. Esse processo, que começou no final de janeiro, ganhou mais prazo a partir de uma decisão do governo federal, tomada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No dia 14 de março, o desligamento será completo em todos esses municípios. E, a partir do dia 15, quem não estiver adaptado ficará sem os canais de televisão aberta. Conforme a Anatel, o sinal analógico já foi desligado em vários locais do país, como as regiões metropolitanas de São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Vitória, no Distrito Federal e em diversas cidades no Interior Paulista.

Durante este último mês, é importante que o telespectador confira se sua televisão mostra uma letra "A" na tela durante a programação. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é o analógico e que será preciso fazer mudanças para não ficar sem TV. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor e uma antena digitais. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só necessita instalar uma antena para receber o sinal digital. Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital.

Mas nem todo mundo precisa comprar o kit digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. Cerca de 420 mil kits já foram distribuídos no Estado, e cerca de 70 mil ainda esperam por retirada.

Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. 

OS PRÓXIMOS FEIRÕES

Dias 15,16 e 17 de fevereiro 

Centro de Alvorada (Comércio da Avenida Getúlio Vargas)

Lojas participantes: CR Die Mentz, Colombo, Magazine Luiza, Multisom, Taqi, Lebes, Quero-Quero e Benoit


Dias 19, 20 e 21 de fevereiro

Centro de Canoas (Rua Tiradentes) 

Lojas participantes: Colombo, Magazine Luiza, Multisom, Ponto Frio, Benoit e Quero-Quero


Dias 22,23 e 24 de fevereiro

Viamão (bairro Santa Isabel)

Lojas participantes: Colombo, Magazine Luiza, Lebes, Quero-Quero

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias