DG Ajuda Você



Oportunidade de aprendizado

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais oferece cursos gratuitos em Porto Alegre

Os cursos são destinados a pessoas de instituições carentes, de escolas públicas e com baixa renda

20/02/2018 - 12h33min

Atualizada em: 20/02/2018 - 12h36min


A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS (FGBS) está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de iniciação e qualificação profissional. Os cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e FGBS são oferecidos para pessoas de instituições carentes, de escolas púbicas e com baixa renda. Os alunos também recebem gratuitamente o material didático, lanche e certificado do Senai. 

Para iniciação profissional, são oferecidos cursos de marcenaria, técnicas de montagem de móveis, informática, costura, customização de roupas, entre outros. Para qualificação profissional é oferecido o curso de costureiro industrial. Cada turma tem 14 vagas disponíveis. Os inscritos são contatados por data de inscrição. Ao atingir este número de alunos, os interessados são colocados em uma fila de espera e encaminhados para as próximas turmas. Alguns cursos contam com oito turmas ao longo do ano. 

Quem tiver interesse em realizar o curso de qualificação profissional deve ter entre 18 e 59 anos, ter a 4ª série do Ensino Fundamental, não possuir benefício do governo, ter carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor e histórico escolar ou atestado de escolaridade. Já para os cursos de iniciação profissional é preciso ter no mínimo 16 anos, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

As primeiras turmas começaram as aulas em 19 de fevereiro. Quem não conseguir se inscrever agora terá oportunidade de participar de outras turmas que abrirão ao longo do ano. Para se inscrever é preciso se dirigir à sede dos Bancos Sociais, localizada na Avenida Francisco Silveira Bitencourt, nº 1928, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. É possível tirar dúvidas pelo telefones 3026-8020 ou 3026-8021, ou pelo e-mail cursos@bancossociais.org.br.

A Fundação prevê formar 18 turmas em 2018. No ano passado 515 alunos receberam a certificação do Senai.


Confira o cronograma das primeiras turmas


Cursos de iniciação profissional:

Técnicas de montagem de móveis: de 22 de março a 5 de abril

Básico de informática (word/excel/internet/ppt): de 22 de março a 19 de abril

Transformação de retalhos têxteis em peças de decoração: de 5 de março a 26 de março

Costura e acabamento em peças confeccionadas com retalhos: de 27 de março a 10 de abril 

Reaproveitamento de roupas-customização: de 11 de abril a 24 de abril 


Curso de qualificação profissional: 

Costureiro industrial: de 26 de fevereiro a 6 de julho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias