DG Ajuda Você



Oportunidade

Professores de inglês do RS podem concorrer a curso gratuito de aperfeiçoamento nos Estados Unidos

As inscrições podem ser feitas junto à Secretaria Estadual de Educação

21/02/2018 - 17h18min


A Comissão Fulbright Brasil, em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, está selecionando professores de inglês do Ensino Médio na rede pública para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers - DAI). O curso, com duração de cinco meses, oferece todas as despesas pagas. A iniciativa é do Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

O DAI-2018-2019 ocorrerá entre janeiro e maio de 2019 e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, uso de tecnologias em educação e estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio para que os participantes possam interagir e praticar os novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos. 

Para se inscrever é preciso ser professor de inglês do Ensino Médio na rede pública, dispender atualmente de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa, possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês.Também exige-se, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula, mais dois anos de trabalho como professor de inglês, para poder compartilhar o aprendizado adquirido durante o intercâmbio nos Estados Unidos. O candidato precisa demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa e com o ensino de inglês. Pede-se ainda pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no Exterior, fluência oral e escrita em inglês (apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa) e não ter nacionalidade americana.

As inscrições podem ser feitas junto à Secretaria Estadual de Educação, pelo e-mail da coordenadora do programa no Rio Grande do Sul, Juliana Grieger (juliana-grieger@seduc.rs.gov.br). Cada secretaria participante poderá indicar até quatro professores de seu Estado para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil. Na etapa de seleção estadual, conduzida localmente, a avaliação é feita pela secretaria com base no formulário específico de inscrição preenchido, assinado e carimbado pela escola do candidato, e no currículo resumido do candidato. A documentação deve ser submetida em inglês. 

As secretarias encaminharão, até 9 de março, as candidaturas selecionadas com os documentos necessários para a Comissão Fulbright Brasil. Todas as candidaturas encaminhadas serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright, Embaixada dos EUA e Consed. Deste grupo de candidatos, serão selecionados até 30 professores, que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL iBT gratuitamente. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 61 pontos no teste serão entrevistados. Os aprovados na etapa nacional terão suas candidaturas encaminhadas para os EUA, para a etapa final de seleção internacional. 

Despesas cobertas pelo programa

- Visto de intercâmbio J-1

- Orientação pré-partida no Brasil

- Passagens de ida e volta para os Estados Unidos

- Orientação na chegada em Washington, nos EUA

- Custos e taxas para a participação no programa

- Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes)

- Seguro-saúde

- Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais

- Seminário de encerramento em Washington

- Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos EUA


MAIS SOBRE

Últimas Notícias