DG Ajuda Você



Prepare-se!

Caxias do Sul terá Tenda Digital da RBS TV nesta quarta-feira

Na quinta-feira, evento ocorre em Gravataí e, na sexta, em São Leopoldo. Às 23h59min do dia 14 de março, o sinal analógico será definitivamente desligado

06/03/2018 - 15h51min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Sinal será totalmente desligado em 14 de março

Faltam oito dias para o desligamento completo do sinal analógico em 107 cidades do Rio Grande do Sul. Às 23h59min do dia 14 de março, o sinal será completamente desligado. E já a partir do primeiro minuto do dia 15, somente os telespectadores adaptados à TV Digital seguirão assistindo a programação de TV aberta, incluindo a da RBS TV.

Esse processo de desligamento, que começou no final de janeiro, ganhou mais prazo a partir de uma decisão do governo federal, tomada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É bom lembrar que o sinal analógico já foi desligado em vários locais do país, como as regiões metropolitanas de São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Vitória, no Distrito Federal e em diversas cidades no Interior Paulista.

E para tirar as últimas dúvidas, a Tenda da TV Digital da RBS TV se espalha pela Serra gaúcha, Região Metropolitana e Vale dos Sinos nesta semana. A iniciativa, em parceria com a Seja Digital, leva equipes técnicas até a população para esclarecer sobre a instalação do conversor e da antena digital. Na mesma oportunidade, se faz o cadastramento de quem tem direito ao kit gratuito. Nesta quarta-feira (7), será a vez de Caxias do Sul, das 11h às 17h, Praça Dante Alighieri. Na sequência, os eventos ocorrem em Gravataí e São Leopoldo (confira abaixo).


Bazar

Nestes últimos dias, é importante que o telespectador confira se sua televisão mostra uma letra "A" na tela durante a programação. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é o analógico. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor e uma antena digitais. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só necessita instalar uma antena para receber o sinal digital. Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital. 

Mas nem todo mundo precisa comprar o kit digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). 

Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. Para quem está fora desse grupo de beneficiados, uma dica é aproveitar em Porto Alegre, até amanhã o Saldão da TV Digital no Bazar Casa Maria, na Rua dos Andradas, 1.211, no Centro. O evento, com apoio da RBS TV, oferece promoção de conversores e antenas digitais das 9h às 19h.


TENDA DIGITAL DA RBS TV

Caxias do Sul

Quando: quarta-feira (7)

Endereço: Praça Dante Alighieri, Centro

Horário: das 11h às 17h na  (Centro de Caxias do Sul).

Blitz TV Digital: de 12 a 14 de março (dia do desligamento) haverá blitze para tirar dúvidas nas ruas do centro de Caxias das 7h às 13h.


Gravataí

Quando: quinta-feira (8)

 Endereço: Avenida Álvares Cabral, 341, bairro Morada do Vale I (Praça Ambiental)

Horário: das 10h às 16h


São Leopoldo

Quando: sexta-feira (9)

Endereço: Avenida Independência, 661, Centro (em frente a TaQi)

Horário: das 10h ás 16h



MAIS SOBRE

Últimas Notícias