DG Ajuda Você



Sinal digital

Desligamento do sinal analógico marca o fim de uma era na tela da TV

O desligamento do sinal analógico nesta quarta-feira coloca, definitivamente, telespectadores de 107 cidades gaúchas diante da TV Digital

14/03/2018 - 04h00min

Atualizada em: 02/04/2018 - 15h58min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Às 23h59min desta quarta-feira (14), telespectadores de 107 municípios do Rio Grande do Sul testemunharão o fim de uma era iniciada em 1950 no Brasil: a do sinal analógico de TV. No caso do Rio Grande do Sul, uma era que chegou em 1959, quando nasceu a extinta TV Piratini, do grupo Diários Associados. Mas não há razão para os telespectadores lamentarem. A TV Digital, que já está disponível aos gaúchos, assume a missão de levar a programação da TV aberta a um novo patamar.

Canais abertos, como a RBS TV, serão transmitidos apenas em sinal digital a partir do primeiro minuto de quinta-feira (15), garantia de mais qualidade de som e imagem, sem ruídos e chiados. Até 2023, o sinal analógico deverá ser desligado em todo o país, um cronograma gradual ainda chegará a todos os municípios gaúchos (veja cronograma abaixo). Esse processo começou em 2016, quando o sinal analógico foi desligado nas cidades de Rio Verde (GO), que serviu de projeto-piloto, e também em Brasília (DF). O sinal também já foi desligado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória e em diversas cidades no interior paulista.

— Estamos vivendo algo parecido com o que foi a chegada da televisão ao Brasil em 1950. Com certeza, é um divisor de águas. E hoje ainda não temos uma ideia plena do que virá a partir de agora, mas as tendências já estão aí — avalia o professor e mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi Elmo Francfort.

Um dos aspectos mais importantes dessa transição do sinal analógico para o digital é o fato de que os canais continuarão abertos e gratuitos para todos. Autor de 12 livros sobre história da televisão, o especialista aposta na consolidação, a partir de agora, de uma outra forma de ver televisão.

— Começa uma era em que não se pensa mais na TV dentro do televisor, mas em aplicativos móveis, no computador e em outras plataformas — diz Francfort.

Convergência

A TV Digital também permite recursos interativos, e as emissoras poderão oferecer conteúdos adicionais. As possibilidades daqui por diante empolgam ainda mais quem pesquisa o tema.

— É que se tem uma possibilidade de convergência com outras mídias, de portabilidade, de mobilidade e de interatividade. Estamos, realmente, em um momento histórico que será objeto de estudo no futuro — define a professora-doutora do Programa de Pós-Graduação da Famecos (PUCRS) Cristiane Finger. 

Reprodução / RBS TV
Mobilidade é uma das vantagens do sinal digital

Mas para ter acesso a isso, o telespectador precisa instalar uma antena externa UHF. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, será necessário também um conversor de sinal. Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital.

Mas nem todo mundo precisa comprar o kit com antena e conversos. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, ainda pode podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. 

Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. Para quem está fora desse grupo de beneficiados, a dica é aproveitar os feirões da TV Digital oferecidos em parceria com redes de lojas da Região Metropolitana. 

Datas do desligamento do sinal analógico no RS

- Quarta-feira (14): RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

- Até 31/12/2023: demais regiões

Dúvidas sobre a TV Digital

- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

- 0800-051-6336 para demais localidades

- Mais informações neste site.  

Perguntas e respostas sobre a TV Digital


O que está acontecendo e por quê?

A televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. 


O que acontecerá a partir desta quinta-feira, com o sinal analógico desligado?

Toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.

 

Posso continuar assistindo a RBS TV pela TV a cabo? 

Para quem assiste na TV a cabo, não muda nada. Apenas confira com a sua operadora os canais abertos disponíveis.

 

Quais os tipos de televisores que necessitam de conversor? 

Todas as televisões de tubo necessitam do conversor externo. Já as de tela plana fabricadas após 2012 não necessitam de conversor externo. Para as fabricadas antes de 2012, é preciso verificar o manual da TV ou entrar em contato com o fabricante para saber se ela já possui ou não o conversor. 


Como faço para instalar a antena se moro em condomínio?

As pessoas que residem em prédios devem entrar em contato com o síndico para saber se o prédio possui antena externa e cabeação (sistema de distribuição interna) adequada para o sinal digital que é transmitido em UHF.

 

Qual o tipo de antena que devo utilizar para ter acesso ao sinal digital?

A antena precisa ser externa e UHF. Se a antena existente for VHF, será necessária a troca.

 Descontos em Smartphones e acessórios de informática 

 

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias