DG Ajuda Você



Nova era

Sinal analógico desligado: veja o que fazer se você ainda não tem TV adaptada  

Cronograma de desligamento do sinal analógico segue no Rio Grande do Sul até 2023

15/03/2018 - 09h30min

Atualizada em: 12/04/2018 - 16h15min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Em 107 cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Porto Alegre, os telespectadores somente continuarão assistindo aos canais abertos, entre eles a RBS TV, se estiverem adaptados à TV Digital. Às 23h59min de quarta-feira, o sinal analógico foi desligado nesses municípios. Trata-se de um cronograma que será finalizado no Estado em 2023 (confira abaixo), aprovado por um grupo liderado pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, e homologado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. 

A partir de agora, quem sintonizar a RBS TV pela televisão analógica nesses municípios verá uma mensagem informando que o sinal foi desligado. Será avisado, ainda, que para continuar assistindo é necessário mudar para o sinal digital. A exceção é em municípios localizados no Vale do Taquari, onde os telespectadores que ligarem os aparelhos não adaptados verão apenas uma tela com chuviscos.

— Nessa região do Vale do Taquari, tendo em vista que a emissora responsável, a RBS TV Santa Cruz do Sul, não vai desligar, não aparecerá a mensagem de que o sinal foi desligado. Será simplesmente o chuvisco. Mas isso não muda nada para os telespectadores, eles terão de fazer o mesmo procedimento dos de outras regiões para voltarem a assistir TV — explica o gerente de projetos regulatórios da RBS TV, Emerson Costa.

Kit gratuito

Para voltar a assistir TV aberta é muito fácil. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor digital e uma antena externa UHF. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só precisará da antena para receber o sinal digital. Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital. Também não há alteração para quem assiste por meio de antena parabólica. 

Mas nem todo mundo precisa comprar o kit digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e outros, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. Desde o começo de suas operações no Rio Grande do Sul, em setembro de 2017, a Seja Digital distribuiu mais de 490 mil kits nas 107 cidades que tiveram o sinal analógico desligado.


Perguntas e respostas sobre a TV Digital

O que está acontecendo e por quê?

A televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. 

O que aconteceu nesta quarta-feira com o sinal analógico desligado?

Toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixou de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.

 Posso continuar assistindo a RBS TV pela TV a cabo? 

Para quem assiste na TV a cabo, não muda nada. Apenas confira com a sua operadora os canais abertos disponíveis.

 Quais os tipos de televisores que necessitam de conversor? 

Todas as televisões de tubo necessitam do conversor externo. Já as de tela plana fabricadas após 2012 não necessitam de conversor externo. Para as fabricadas antes de 2012, é preciso verificar o manual da TV ou entrar em contato com o fabricante para saber se ela já possui ou não o conversor. 

Como faço para instalar a antena se moro em condomínio?

As pessoas que residem em prédios devem entrar em contato com o síndico para saber se o prédio possui antena externa e cabeação (sistema de distribuição interna) adequada para o sinal digital que é transmitido em UHF.

 Qual o tipo de antena que devo utilizar para ter acesso ao sinal digital?

A antena precisa ser externa e UHF. Se a antena existente for VHF, será necessária a troca.  


Próximos desligamentos do sinal analógico no RS

- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

- Até 31/12/2023: demais regiões


Dúvidas sobre a TV Digital

- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

- 0800-051-6336 para demais localidades

- Mais informações neste site.

 Economize nas compras: descontos em lojas de varejo 






MAIS SOBRE

Últimas Notícias