INSS digital: 14,58% dos pedidos de aposentadoria e salário-maternidade são atendidos de forma imediata - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

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Balanço inicial12/06/2018 | 14h22

INSS digital: 14,58% dos pedidos de aposentadoria e salário-maternidade são atendidos de forma imediata

Das 72 mil solicitações de benefícios feitas em 18 dias de funcionamento de serviço, 10,5 mil foram concedidos automaticamente

Agência Brasil
Agência Brasil

Em 18 dias de funcionamento, o serviço de concessão automática do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu mais de 72 mil pedidos automáticos de aposentadorias (32 mil) e salário-maternidade (40 mil) urbanos. Do total, apenas 10,5 mil benefícios (14,58%)  foram concedidos imediatamente. Os outros 62,5 mil ainda precisam passar por análises técnicas. A expectativa do instituto é que, em até dois meses, a maior parte desses pedidos sejam concluídos. Na data do lançamento do serviço, o índice estimado pelo INSS de concessões automáticas ficou entre 15% e 20%.

O INSS digital está funcionando em todo o país desde 21 de maio. O levantamento mais recente é de 7 de junho. Jair Guerra, chefe substituto de Divisão de Atendimento do órgão, explicou que esse volume, ainda em avaliação, pode ser liberado nos próximos dias. Mas há regiões onde a demanda já vinha represada há meses ou situações em que um documento específico precisará ser entregue.

Um outro gargalo deste período de acomodação do novo modelo é o acesso às informações alimentadas no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). 

— O INSS está ajustando o sistema. Ainda há casos de demora na leitura de certidões de nascimento do Sirc — explicou. 

Sem a comprovação de todos os quesitos, como o caso da maternidade, o pedido fica suspenso em análise.

A modernização do procedimento vem como uma promessa de agilização e desafogamento das agências físicas. Guerra explica que a intenção não é eliminar outros meios de atendimento, mas criar alternativas para quem tiver acesso às formas digitais conseguir obter o benefício mais rapidamente, abrindo espaço para os que ainda sentem a necessidade de um atendimento presencial.

Professora de Ciências Contábeis do setor previdenciário da Universidade de Brasília (UnB), Diana Vaz de Lima avalia que, por um lado, o governo acerta em buscar alternativas para diminuir a pressão no sistema que tende a aumentar diante das perspectivas de envelhecimento da população, mas, por outro, seria preciso considerar variáveis como a baixa escolaridade e conectividade ainda presentes em muitas regiões do país.

— É um primeiro passo, mas é preciso dar um maior que é pela democratização do acesso à internet. No site, com o INSS digital, os beneficiários têm a possibilidade de reduzir o caminho, mas, o acesso à internet ainda não é uma realidade para todos os brasileiros. Estudos do IBGE mostram que não é democrático — avalia. 

Levantamento do IBGE deste ano aponta que 40% dos municípios brasileiros ainda apresentam alto déficit de acesso à banda larga, como Piauí, Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Sergipe e Maranhão.

Diana também aponta renda e escolaridade como fatores que podem dificultar o entendimento de algumas pessoas e defende ajustes “para criar uma linguagem mais amigável”. 

— Acredito que os próximos 180 dias serão muito importantes para a equipe do INSS entender as dificuldades dos brasileiros e ter a oportunidade de fazer esse diagnóstico para aperfeiçoar o sistema. Houve apenas uma transposição de burocracia, porque não diminuiu todo o procedimento que era feito — afirma.

O posicionamento do INSS é o de que a concessão automática ainda é voltada para um público urbano, que tem maior facilidade de acesso digital. O órgão reitera que o serviço não elimina os outros atendimentos presenciais.

Como solicitar

Os pedidos podem ser feito via internet, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

 

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