DG Ajuda Você



Oitavas de final

Jogo da Seleção: confira os horários de funcionamento dos serviços nesta segunda-feira

Bancos abrirão mais cedo, fecharão para a partida e reabrirão à tarde; órgãos da prefeitura, Estado e governo federal também terão alterações

29/06/2018 - 16h28min

Atualizada em: 01/07/2018 - 19h03min


Nesta segunda-feira (2), a partir das 11h, a Seleção Brasileira joga contra o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Durante a partida, órgãos do Estado, da prefeitura e do governo federal terão horários de expediente alterados. O mesmo irá ocorrer com os bancos, que abrirão pela manhã, fecharão durante o jogo e reabrirão à tarde. Alunos de escolas municipais terão aula normal. Na rede estadual e no ensino privado, as escolas terão autonomia para decidir se manterão ou não as atividades. 

Em Porto Alegre, haverá reforço na oferta de ônibus por duas horas após o fim da partida. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em dias de jogos do Brasil a demanda fica reduzida, assim será utilizada a tabela de verão nos demais horários, sem prejuízo nas primeiras e últimas viagens. Confira, abaixo, os horários de serviços nesta segunda-feira:


Prefeitura 

Segundo decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o expediente de órgãos da prefeitura será das 14h às 19h. Conforme o documento, o decreto não se aplica aos servidores que exerçam atividades consideradas essenciais. Caberá aos dirigentes de órgãos e secretarias assegurar a adoção de escala de compensação de horário. 

Saúde 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os prontos atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos para atender a população, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo telefone 192. 

Pronto atendimentos que funcionam 24 horas: 

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº - Telefone: 3289-3456)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - Telefone: 3368-1619)

Hospitais: 

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

As Unidades de saúde Batista Flores, Mato Sampaio, Vila Pinto, São Gabriel, Beco dos Coqueiros, Jenor Jarros, Nova Gleba, Passo das Pedras I, Vila Elisabeth, Moradas da Hípica, Santa Marta, Modelo, Ponta Grossa, Belém Novo, Quinta Unidade, Pitinga e Chapéu do Sol e as farmácias distritais Modelo, Santa Marta, Bom Jesus, Sarandi e Sul Centro-Sul terão atendimento das 8h às 10h e das 14h às 17h. Demais unidades terão funcionamento normal. 

Escolas municipais 

As aulas ocorrerão normalmente nas escolas municipais de Porto Alegre.

Transporte público 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que haverá reforço na oferta de ônibus por duas horas após o fim do jogo. De acordo com a EPTC, em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa a demanda fica reduzida, assim será utilizada a tabela de verão nos demais horários, sem prejuízo nas primeiras e últimas viagens. Será realizado monitoramento da circulação para realizar alterações na programação, se houver necessidade. Informações sobre as tabelas horárias podem ser conferidas pelo telefone 118.


Estado 

Segundo o governo do Estado, os órgãos da administração pública terão expediente das 15h às 19h. O funcionamento dos serviços considerados essenciais será preservado de forma integral. Deverá ser adotada escala de compensação dos horários flexibilizados.

Saúde

O Samu (192) mantém plantão 24 horas, assim como o Centro de Informações Toxicológicas (0800-721-3000). A Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre e o Hemocentro funcionam das 15h às 19h.

Segurança pública 

Na área de Segurança Pública, os horários previstos no decreto — das 15h às 19h — serão adotados apenas na condução das atividades administrativas do órgão central, tendo em vista que os serviços essenciais funcionam normalmente. 

Escolas estaduais 

As escolas da rede estadual terão autonomia para decidir se darão aula ou não. 


Governo Federal 

O expediente de órgãos federais poderá iniciar a partir das 14h — no horário do jogo, o ponto dos funcionários será facultativo. Segundo o Ministério do Planejamento, os serviços essenciais não serão interrompidos ao público. A recomendação é para que o contribuinte ligue para o órgão federal para saber sobre o funcionamento antes de se dirigir a ele.

Agências do INSS

O expediente ocorrerá a partir das 14h. As atividades dos servidores serão autorizadas e facultativas em todas as agências para cumprimento de suas atividades. Os servidores que optarem por assistir aos jogos poderão se ausentar do trabalho com a obrigação da compensação das horas não trabalhadas. Os segurados já agendados terão os atendimentos remarcados. 

Correios 

Os Correios informam que as unidades estarão fechadas durante o jogo, caso haja prorrogação ou pênaltis, o atendimento será retomado após o término da partida. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também terá seu atendimento suspenso no horário do jogo e retornará imediatamente após o encerramento das partidas. O acesso para consulta e registro de manifestações pode ser feito por meio do site.

Receita Federal 

O expediente será das 14h às 19h. Contribuintes com agendamento para atendimento em horários sem funcionamento devem entrar no sistema para alterar a data. Segundo a Receita Federal, em Porto Alegre, quem deixou o telefone para contato no momento da solicitação do agendamento já foi alertado para efetuar a remarcação de data. Essas pessoas também receberam os horários disponíveis para o atendimento na unidade. 


Ministério Público do Trabalho

O expediente será das 15h às 19h.


Tribunal de Justiça 

O expediente será das 14h às 19h. Havendo prorrogação ou pênaltis, o expediente começa às 14h30min. O regime de plantão funcionará normalmente.


Defensoria Pública Estadual

O expediente será das 14h às 19h. Havendo prorrogação ou pênaltis, o expediente começa às 14h30min.


Tribunal Regional Federal da 4ª Região 

O expediente será das 15h às 19h.


Bares e Restaurantes

De acordo com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), o momento pode ser visto como uma oportunidade para o movimento do setor. Restaurantes e hotéis preparam ações e promoções alusivas à Copa.


Bancos 

Banrisul: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h 

Banco do Brasil: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h 

Bradesco: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h

Caixa Econômica Federal: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h 

Santander: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h 

Itaú: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h 


Escolas privadas 

Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), nos dias de jogos do Brasil que coincidem com dias letivos, as instituições têm liberdade para se organizar. Podem continuar com aulas normais, liberar os alunos para assistirem aos jogos na escola ou para irem para casa. O Sinepe/RS orienta que os pais entrem em contato com a instituição para saber qual medida será adotada. 


Comércio 

De acordo com o Sindilojas de Porto Alegre, a abertura do comércio será opcional em dias de jogos da Seleção Brasileira e de outras equipes na Copa do Mundo. A orientação é que as partes entrem em acordo sobre a abertura do estabelecimento e, caso haja opção pelo fechamento em determinada data, as horas de trabalho sejam repostas em outro momento.


Supermercados 

Conforme a Associação Gaúcha de Supermercado (Agas), o funcionamento ficará a critério de cada supermercado. 


Shoppings

Astir Center Mall
Das 10h às 22h

BarraShoppingSul

  • Das 10h às 22h.
  • A abertura para lojas e quiosques é opcional às 10h. Todas as operações devem reabrir até 30 minutos após o término do jogo.

Bella Vista Plaza 

  • Alimentação: das 11h às 23h
  • Farmácia: das 9h às 23h
  • Demais lojas: das 10h às 21h

Boulevard Assis Brasil

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h30min e reabertura até 30 minutos após o jogo
  • Praça de alimentação: das 10h às 22h

Boulevard Laçador

  • Das 8h às 23h30min
  • Restaurantes: horários conforme cada operação.

Bourbon Shopping Assis Brasil

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h45min e reabertura às 13h30min
  • Praça de alimentação: das 10h às 22h

Bourbon Shopping Country

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h45min e reabertura às 13h30min
  • Praça de alimentação: das 10h às 23h
  • Restaurantes: das 11h às 16h e das 19h à 0h

Bourbon Shopping Ipiranga

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h45min e reabertura às 13h30min
  • Praça de alimentação: das 10h às 23h

Bourbon Shopping Wallig

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h45min e reabertura às 13h30min
  • Praça de alimentação: das 10h às 22h
  • Restaurantes: das 11h às 16h e das 19h à 0h

DC Shopping 

  • Das 10h às 21h
  • As lojas poderão fechar durante o jogo.

Lindóia Shopping 

  • Das 10h às 22h
  • As lojas poderão fechar durante o jogo.

Moinhos Shopping

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h45min e reabertura às 13h30min
  • Praça de Alimentação e restaurantes: das 10h às 22h

Otto2500

  • Das 9h às 19h
  • Alimentação: das 10h às 22h

Paseo Zona Sul
Gastronomia, lojas e serviços: das 10h às 22h

Pop Center
Das 9h às 19h

Porto Alegre CenterLar

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 10h45min e reabertura às 13h30min
  • Praça de alimentação: das 10h às 23h

Praia de Belas Shopping 

  • Das 10h às 22h
  • Lojas, restaurantes e lazer terão fechamento opcional das 10h às 14h, com reabertura obrigatória às 14h. Caso haja prorrogação ou pênaltis, a abertura ocorrerá 30 minutos após o término do jogo.

Rua da Praia Shopping 

  • Lojas e quiosques: das 9h às 21h, com fechamento opcional durante o jogo
  • Praça de alimentação: das 11h às 21h

Shopping Iguatemi

  • Das 10h às 22h
  • É opcional a abertura das lojas às 10h e também durante o jogo, podendo fechar a partir das 10h30min. É obrigatória a abertura às 14h ou 30 minutos após o término em caso de prorrogação ou pênaltis.

Shopping João Pessoa

  • Das 9h às 22h
  • Lojas e quiosques: opcional das 10h30min às 13h e após as 21h
  • Praça de Alimentação: das 10h às 22h, opcional das 9h às 10h

Shopping Total 

  • Das 10h às 22h
  • As lojas poderão fechar 30 minutos antes e reabrir 30 minutos após o término do jogo.

Trend Mall 

  • Das 7h às 20h
  • Praça de alimentação: das 10h às 20h
  • Demais lojas: das 9h às 20h

Viva Open Mall 

  • Lojas: das 9h às 21h
  • Restaurantes: das 11h30min às 16h e 18h às 23h30min
  • Chocólatras e Mix Natural: das 10h às 22h
  • Farmácia: das 9h às 20h
  • Mercado: das 8h às 22h

MAIS SOBRE

Últimas Notícias