DG Ajuda Você



Trânsito

Licenciamento de veículos com placas final 7 e 8 vence em 30 de junho

Motoristas que não estiverem com o documento de 2018 podem ter o carro recolhido

07/06/2018 - 15h54min


GZH
GZH

Proprietários de veículos com placas de final 7 e 8 têm até 30 de junho para pagar o licenciamento do veículo. A partir de 1º de julho, o documento relativo a 2018 começa a ser exigido. 

É preciso quitar, além do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de expedição do Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo (CRLV  e multas vencidas, se existirem. Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha recebido o documento, o dono do veículo deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), informando a placa e o número do Renavam. 

Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido no final de abril, a validade do licenciamento 2017 varia conforme o número final da placa. Para as placas de final 1, 2 e 3, o prazo expirou em 30 de abril. Para as de final 4, 5 e 6, em 31 de maio. Para as placas de final 9 e 0, o documento 2017 vale até 31 de julho. 

O Detran-RS alerta que dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de remoção do veículo a depósito, até a regularização. 

Aviso pelo celular

O proprietário de veículo pode ser avisado por e-mail ou mensagem de celular quando o documento for emitido. Basta se cadastrar na Central de Serviços do Detran-RS.  Também é possível baixar o aplicativo na App Store e Google Play.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias