DG Ajuda Você



Quartas de final

Jogo do Brasil: confira o funcionamento de bancos e outros serviços nesta sexta-feira

Na Capital, haverá reforço de ônibus antes da partida contra a Bélgica e redução nos demais horários, com exceção do início da manhã e fim da tarde; bancos abrirão e fecharão mais cedo

05/07/2018 - 12h20min

Atualizada em: 06/07/2018 - 10h29min


A Seleção Brasileira entra em campo contra a Bélgica, nesta sexta-feira (6), a partir das 15h, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Em razão disto, muitos serviços funcionarão em horários alterados.  Os Correios haviam informado na quinta-feira (5) que as agências fechariam às 15h, mas, nesta sexta-feira (6), houve alteração e o expediente será encerrado às 14h. 

O funcionamento de órgãos da prefeitura de Porto Alegre e da administração pública estadual será das 8h às 14h, com exceção dos serviços considerados essenciais, que serão preservados de forma integral. Os bancos Banrisul, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú seguirão a orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e atenderão das 9h às 13h

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na Capital, haverá reforço na oferta de ônibus das 12h às 15h. Já nos demais horários, haverá redução de cerca de 6%,  com exceção dos períodos de pico — início da manhã e fim da tarde — quando a tabela será mantida normalmente. Escolas da rede estadual e privada terão autonomia para decidir se darão aula ou não durante a partida. Já alunos das escolas municipais terão aula normalmente. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as instituições podem aplicar atividades alusivas à Copa do Mundo, inclusive com exibição do jogo para os alunos.

Confira o que muda

Prefeitura

Conforme decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o expediente será das 8h às 14h. A decisão não se aplica aos servidores que exercem atividades consideradas essenciais. Caberá aos dirigentes de órgãos e secretarias assegurar a adoção de escala de compensação de horário.

Saúde 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos para atender a população, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto atendimentos que funcionam 24 horas: 

- PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)

- PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)

- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)

- PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº - Telefone: 3289-3456)

 - UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - Telefone: 3368-1619)

Hospitais: 

- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)

- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

As Unidades de Saúde e Farmácias Distritais abaixo farão atendimento das 8h às 14h:

Gerência Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas  
Diretor Pestana  
Farrapos  IAPI (Consultas de especialidades serão atendidas)
Marinheiros  
Mário Quintana
Centro de Saúde Navegantes (Consultas de especialidades serão atendidas)  
Nazaré
Pintada 

 Gerência Leste/Nordeste
Batista Flores
Bom Jesus
Chácara Fumaça
Laranjeiras
Mato Sampaio
Safira Nova
Tijuca
Timbaúva
Vila Brasília
Vila Pinto
Vila Safira
Wenceslau

Gerência Norte/Eixo Baltazar
Asa Branca
Beco Dos Coqueiros
Domênico Feoli
Nova Brasília
Passo das Pedras I
Ramos
São Borja
Sarandi
Vila Elizabeth

Gerência Centro
Modelo
Santa Marta

Gerência Sul/Centro-Sul
Alto Erechim
Beco do Adelar
Calábria
Campo Novo
Cidade de Deus
Cohab Cavalhada
Guarujá
Ipanema
Monte Cristo (as 15h30)
Moradas da Hípica
São Vicente Mártir
Vila Nova
Ipanema

Gerência Restinga/Extremo-Sul
5ª Unidade
Belém Novo
Chácara do Banco
Chapéu do Sol
Macedonia
Paulo Viaro
Pitinga
Restinga

Gerência Partenon/Lomba do Pinheiro
Bananeiras
Lomba do Pinheiro
Panorama

Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal
Alto Embratel
Cruzeiro do Sul
Estrada dos Alpes
Mato Grosso
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora de Belém
Osmar Freitas
Primeiro de Maio
São Gabriel
Tronco

Farmácias Distritais
Bom Jesus
Camaquã
IAPI
Glória/Cruzeiro/Cristal
Modelo
Navegantes
Norte Eixo Baltazar
Partenon/Lomba do Pinheiro
Santa Marta 

Todas as outras 75 Unidades de Saúde atendem em horário regular (das 8h às 17h). A Unidade de Saúde Modelo retoma o serviço às 18h para atendimento no turno estendido até as 22h. O mesmo horário será mantido pela unidade de saúde São Carlos e Tristeza. A Clínica da Família na Restinga atenderá das 8h às 20h. 

Escolas municipais

As aulas ocorrerão normalmente nas escolas municipais de Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as instituições podem aplicar atividades alusivas à Copa do Mundo, inclusive com exibição do jogo para os alunos. 

Transporte público

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que haverá reforço na oferta de ônibus das 12h às 15h, na Capital. De acordo com a EPTC, em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa, a demanda fica reduzida e, por isso, haverá diminuição de cerca de 6%  nos demais horários, com exceção dos períodos de pico — início da manhã e fim da tarde — quando a tabela será mantida normalmente. Informações sobre as tabelas horárias podem ser conferidas pelo telefone 118.

A Central de Atendimento ao Cidadão (Avenida Érico Veríssimo, 100) funcionará das 8h às 14h. O Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção (Cipei) (Rua Uruguai, 45) atenderá das 8h30min às 14h.  

Trens

 Os trens irão operar com tabela horária normal nesta sexta-feira. A Trensurb preparou dois trens reservas para um possível aumento da demanda de usuários ao final do jogo.  


Estado

O expediente nos órgãos da administração pública estadual será das 8h às 14h. Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o funcionamento de serviços considerados essenciais será preservado de forma integral. Deverá ser adotada escala de compensação dos horários flexibilizados.

Saúde

O Samu (192) mantém plantão 24 horas, assim como o Centro de Informações Toxicológicas (0800-721-3000). A Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre e o Hemocentro funcionam das 8h às 14h.

Segurança pública

Na área da Segurança Pública, os horários previstos no decreto — das 8h às 14h — serão adotados apenas na condução das atividades administrativas do órgão central, tendo em vista que serviços essenciais funcionam normalmente.

Escolas estaduais

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, no turno da manhã os alunos não terão aula  em razão de atividade interna para os professores, relativa ao ao debate do novo Referencial Curricular Gaúcho. Durante a tarde, as escolas terão autonomia para decidir sobre a suspensão ou não das aulas devido ao jogo do Brasil. Nos colégios onde não houver aula, haverá recuperação até a integralização do ano letivo de 2018. 

Governo federal 

O expediente de órgãos federais será encerrado às 13h. No horário do jogo, o ponto dos funcionários será facultativo. Segundo o Ministério do Planejamento, os serviços essenciais não serão interrompidos ao público. A recomendação é para que o contribuinte ligue para o órgão federal para saber sobre o funcionamento antes de se dirigir a ele. 

Agências do INSS

O atendimento ao público será até as 13h. As atividades dos servidores serão autorizadas e facultativas em todas as agências para cumprimento de suas atividades. Os servidores que optarem por assistir aos jogos poderão se ausentar do trabalho com a obrigação da compensação das horas não trabalhadas. Os segurados já agendados terão os atendimentos remarcados. 

Correios

As agências encerrarão atendimento às 14h. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também terá seu atendimento suspenso no horário do jogo e retornará imediatamente após o encerramento das partida. O acesso para consulta e registro de manifestações pode ser feito neste site

Receita Federal

O expediente será das 7h às 13h. Contribuintes com agendamento para atendimento em horários sem funcionamento devem entrar no sistema para alterar a data. Segundo a Receita Federal, em Porto Alegre, quem deixou o telefone para contato no momento da solicitação do agendamento já foi alertado para efetuar a remarcação de data. Essas pessoas também receberam os horários disponíveis para o atendimento na unidade. 

Ministério Público do Trabalho

O expediente será das 8h às 12h30min.

Tribunal de Justiça

O expediente será das 8h às 14h. O regime de plantão funcionará normalmente. 

Defensoria Pública Estadual

O expediente será das 8h às 14h.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

O expediente será das 9h às 14h. 

Bares e restaurantes

De acordo com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), o momento pode ser visto como uma oportunidade para o movimento do setor. Restaurantes e hotéis preparam ações e promoções alusivas à Copa.

Bancos

A orientação da Febraban é que os bancos abram das 9h às 13h. Consultados pela reportagem, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander confirmaram que irão adotar o horário sugerido pela entidade.

Escolas privadas

Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), as instituições têm liberdade para se organizar. Podem continuar com aulas normais, liberar os alunos para assistirem aos jogos na escola ou para irem para casa. O Sinepe/RS orienta que os pais entrem em contato com a instituição para saber qual medida será adotada. 

Comércio

De acordo com o Sindilojas de Porto Alegre, a abertura do comércio será opcional. A orientação é que as partes entrem em acordo sobre a abertura do estabelecimento e, caso haja opção pelo fechamento, as horas de trabalho sejam repostas em outro momento.

Supermercados 

Conforme a Associação Gaúcha de Supermercado (Agas), o funcionamento ficará a critério de cada supermercado. 

Shoppings

Astir Center Mall

Das 10h às 22h

BarraShoppingSul

 Das 10h às 22h

As lojas poderão fechar 30 minutos antes da partida, reabrindo 30 minutos após o término.

Bella Vista Plaza

Alimentação: das 11h às 23h

Farmácia: das 9h às 23h

Demais lojas: das 10h às 21h

Boulevard Assis Brasil

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h30min e reabertura até 30 minutos após o jogo

Praça de alimentação: das 10h às 22h

Boulevard Laçador

Das 8h às 23h30min

Restaurantes: horários conforme cada operação

Bourbon Shopping Assis Brasil

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h45min e reabertura às 17h30min

Praça de alimentação: das 10h às 22h

Bourbon Shopping Country

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h45min e reabertura às 17h30min

Praça de alimentação: das 10h às 23h

Restaurantes: das 11h às 16h e das 19h à 0h

Bourbon Shopping Ipiranga

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h45min e reabertura às 17h30min

Praça de alimentação: das 10h às 23h

Bourbon Shopping Wallig

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h45min e reabertura às 17h30min

Praça de alimentação: das 10h às 22h

Restaurantes: das 11h às 16h e das 19h às 24h

DC Shopping

Das 10h às 21h

Fechamento opcional das lojas durante o jogo

Lindóia Shopping

Das 10h às 22h

As lojas podem fechar durante o jogo.

Moinhos Shopping

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h45min e reabertura às 17h30min

Praça de alimentação e restaurantes: das 10h às 22h

Otto2500

Das 9h às 19h

Alimentação: das 10h às 22h

Paseo Zona Sul 

Gastronomia, lojas e serviços: das 10h às 22h

Pop Center

Das 9h às 19h

Porto Alegre CenterLar

Lojas e quiosques: das 10h às 22h - Fechamento opcional às 14h45min e reabertura às 17h30min

Praça de alimentação: das 10h às 23h

Praia de Belas Shopping

Lojas, alimentação e lazer: das 10h às 22h

Fechamento opcional às 14h30min e reabertura obrigatória às 17h30min

Rua da Praia Shopping

Lojas e quiosques: das 9h às 21h - Fechamento opcional durante o jogo

Praça de alimentação: das 11h às 21h

Shopping Iguatemi

Das 10h às 22h

As lojas podem fechar 30 minutos antes do jogo e devem reabrir até 30 minutos após o término.

Shopping João Pessoa

Das 9h às 22h

Lojas e quiosques com funcionamento opcional das 14h30min às 17h e após as 21h

Praça de alimentação: das 10h às 22h, opcional das 9h às 10h

Shopping Total

Das 10h às 22h

As lojas poderão fechar 30 minutos antes do jogo e reabrir 30 minutos após o término

Trend Mall

Das 7h às  20h 

Área de alimentação: das 10h às 20h

Demais lojas: das 9h às 20h

Viva Open Mall

Lojas: das 9h às 21h

Restaurantes: das 11h30min às 16h e das 18h às 23h30min

Chocólatras e Mix Natural: das 10h às 22h

Farmácia: das 9h às 20h

Mercado: das 8h às 22h

Pronto Kids: das 9h às 21h


MAIS SOBRE

Últimas Notícias