Como acessar o contracheque no INSS e saber se estão sendo feitos descontos indevidos - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Evite golpes16/06/2019 | 23h12

Como acessar o contracheque no INSS e saber se estão sendo feitos descontos indevidos

Golpe prejudica aposentados com seguros e associações falsas

Como acessar o contracheque no INSS e saber se estão sendo feitos descontos indevidos Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Aposentados estão sofrendo descontos mensais não autorizados que surgem nos seus contracheques a título de seguros que jamais contrataram. 

Leia mais
Golpe prejudica aposentados com seguros e associações falsas
Benefícios de seguro vendido para aposentados ficam na promessa

Saiba como verificar se você é uma das vítimas:

Passo 1:

É preciso ir até a central de serviços "Meu INSS", acessível por meio de computador ou celular (aplicativo disponível para download). 

Além de verificar os contracheques, a ferramenta permite fazer agendamento e realizar outras consultas.

  1.  Para utilizar o Meu INSS, é preciso se cadastrar e obter uma senha no site da instituição. O endereço é https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/
  2. Na página do INSS, figuras de cadeados indicam quais os serviços que exigirão senha. Em caso de dúvidas, as pessoas podem buscar auxílio junto ao fone 135. 
  3. Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.
  4. Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve conter letras e números. Exemplo: "Seguranca1".
  5.  A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Sicredi.

Passo 2:

Depois de cadastrar a senha, o aposentado deve escolher a opção "histórico de crédito de benefício". Usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS, o histórico mostra sua renda mensal, detalha os valores, o banco e a data de pagamento. Entre os itens discriminados no contracheque, devem constar os descontos de seguros feitos por centrais associativas, caso eles existam. 

 O histórico de crédito de benefício disponível é usado para comprovar que a pessoa recebe vencimento do INSS. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros