Notícias



Carnaval 2013

Imperatriz Dona Leopoldina: História que surge das águas

Escola de Samba traz para a avenida o enredo Opará - O Velho Chico: Crenças, Mitos e Lendas.

19/01/2013 - 15h07min

Atualizada em: 19/01/2013 - 15h07min


Barracão da escola Imperatriz Dona Leopoldina.

É recheado das histórias que habitam o imaginário das populações que vivem no entorno do Rio São Francisco que a Imperatriz Dona Leopoldina traz para a avenida o enredo Opará - O Velho Chico: Crenças, Mitos e Lendas.
Em um ritmo de trabalho bastante acelerado, a escola está finalizando a parte de ferragens dos carros alegóricos. As fantasias também estão sendo feitas no barracão e em mais cinco ateliês. À equipe gaúcha, somam-se os esforços de quatro artistas de Parintins.
- A gente faz essa soma de ideias e de culturas. Estamos muito unidos mesmo. Se a gente seguir assim, com certeza vamos fazer um grande Carnaval - aposta Enisson Rodrigues, integrante da Comissão de Carnaval, que há oito anos vem trabalhar em Porto Alegre.
Para contar as histórias em torno do rio, o abre-alas relata a lenda que explica as origens do São Francisco, fruto das lágrimas de uma índia que chorou com a partida do seu amor para a guerra (o rio nasce em Minas Gerais e cruza por Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe).


No total, serão 1,5 mil componentes

Na segunda alegoria, será retratado um dos mitos mais conhecidos envolvendo o Velho Chico, sobre o vaqueiro misterioso que aparecia tocando gado às margens da água. O terceiro carro aborda lendas que envolvem sereias, assombrações e outros mistérios.
O final do desfile trará personagens que se relacionam ao rio, como Lampião e Maria Bonita, Padre Cícero e o próprio santo que dá nome às águas. Além das quatro alegorias, serão dois tripés e 19 alas, em um total de 1,5 mil componentes.
- O público pode esperar originalidade, bastante água, cores, material em couro. É uma outra cara da Imperatriz - define Alecsandro da Silva, o Kiko, outro membro da Comissão de Carnaval.

O samba-enredo

Opará - O Velho Chico: Crenças, Mitos e Lendas
Compositores: Andy Lee e Emerson Dias

Eu tenho orgulho de erguer minha bandeira
 Imperatriz pra sempre vou te amar
No velho Opará...
Deixa a "laranja te levar"

A lua companheira a iluminar
A história de um amor tão verdadeiro
Lágrimas no rosto sem parar...
Da mais bela índia nasceu o rio mar
E veio o colonizador... bandeirante sonhador
O ouro era pura ilusão, vaqueiro de chapéu na mão
Chicote gibão
Lendas e mistérios desse chão

Ora yeyeo mamãe oxum
Eu trago flores e perfumes para ofertar
Mãe d'água e mamãe oxum
Tem caipora, minhocão e boitatá

Sob o sol que assolava a quente região
O cangaceiro era lampião,
O mais temido do sertão (lalaiá)
Hoje é dia de festa, peguei o meu barco e fui navegar
Trago na proa a carranca, assombração não vai me assustar
Fonte viva de tanta riqueza... relicário de rara beleza
O Velho Chico é divinal
A poesia do meu Carnaval

Chora, cavaco

O Carnaval já está nas ruas

As escolas de samba já ganharam o Centro, com duas sextas de Descidas da Borges. Agora, chegou a vez dos blocos animarem a Cidade Baixa. Neste sábado, o Deixa Falar dá a largada às 17h, na Rua da República, nas proximidades da Sophia Veloso. O bloco sairá novamente no dia 2 de fevereiro. 

- No domingo, outro bloco fará a festa no bairro. O Panela do Samba começa a concentração ao meio-dia, no Largo Zumbi dos Palmares, com muita música e churrasco. Às 17h, com carro de som e bateria, será dada a largada na esquina da Luiz Afonso com a João Alfredo.

- Neste sábado, tem festa da bateria da Praiana (Av. Padre Cacique, 1261), a partir das 22h, comemorando o retorno do Mestre Sandro Gravador ao Carnaval de Porto Alegre. Além da verde-e-rosa com seu grupo-show completo, estarão presentes Saldanha, Imperadores, Restinga, Bambas, Império da Zona Norte e Imperatriz Dona leopoldina.  

- A Unidos do Guajuviras (Av. 17 de Abril, 81 - Bairro Guajuviras, Canoas) recebe a Imperatriz Dona Leopoldina neste domingo, a partir das 20h30min. Ingressos a R$ 5.

- No domingo à noite, também, a Imperadores visita a Realeza, na Encruzilhada do Samba (Rua Carlos de Laet, esquina com Carneiro Ribeiro).

- Neste sábado tem Pagodão da Saldanha (Av. Padre Cacique, 1355). No domingo, será comemorado o aniversário do Zezé Maravilha, com muitas atrações: Wallace Vianna, Ricardinho e Banda, Zueira, Louca Sedução, Vibração, Medina & Cia, Tá Combinado e Cacique do Samba. Até 15h, ninguém  paga ingressos. Depois, R$ 15.

- E a Copacabana (Rua São Felipe, 96 - Bom Jesus), que também ensaia aos domingos, recebe, neste, a visita da Bambas da Orgia. Além disso, haverá também apresentação do Pagode do Dorinho. Começa às 19h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias