Notícias



A melhor

Bambas da Orgia surpreende e é a campeã do Carnaval de Porto Alegre

Sob reclamações de escolas concorrentes, Bambas recebe 239,6 nos oito quesitos apurados

12/02/2013 - 17h31min

Atualizada em: 12/02/2013 - 17h31min


Bambas da Orgia é a grande campeã do Carnaval de Porto Alegre. Mesmo com um carro quebrado em plena avenida e um estouro de dois minutos no tempo máximo de desfile permitido, a escola do Bairro Floresta teve o título confirmado após receber 239,6 nos oito quesitos apurados na tarde desta terça-feira, no Complexo Cultural do Porto Seco. Imperadores do Samba, favorita até então, ficou com o vice-campeonato e a Restinga terminou em terceiro lugar.

- Eu não vou aceitar contestação. O título é do Bambas e ninguém vai tirar. Quem fez este Carnaval foi a nação azul e branco! - declarou o presidente bambista Cleomar Rosa, muito emocionado, ainda no Porto Seco.

A escola não levava o título desde 2007. A agremiação é a maior campeã do Carnaval da Capital com 20 campeonatos vencidos.

Saiba mais:
Confira a galeria de fotos do desfile da Bambas
Presidente da Bambas da Orgia vê união da escola com brilho nos olhos

Bambas, Imperadores, Tinga, Império, Imperatriz e Acadêmicos de Gravataí voltam no próximo final de semana para o desfile das campeãs.

Do outro lado da tabela, a Praiana, última colocada, deve ser rebaixada. Por causa de uma divergência em dois regulamentos, a Vila Isabel, penúltima colocada, ainda não sabe se desfilará no Grupo A ou no Grupo Especial em 2014.

Em entrevista à Zero Hora na semana passada, o presidente do Bambas da Orgia, Cleomar Rosa, falou sobre os preparativos e a emoção de desfilar na avenida. Confira:

A apuração

No primeiro quesito, bateria, somente União da Vila do IAPI, Bambas da Orgia, Restinga, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba conquistaram notas máximas dos três juízes, totalizando 30 pontos. No entanto, a segunda escola perdeu 0,2 por ultrapassar o tempo de desfile e ficou para trás.

Em harmonia, IAPI perdeu 0,6, Império da Zona Norte teve 0,2 descontados e Tinga, 0,1. Somente Imperadores conquistou notas perfeitas e somou 60, tomando a frente na disputa pelo título do Carnaval.

No quesito evolução, Imperadores assumiu de vez o favoritismo ao ver Império perder 0,3 e Restinga 0,2, enquanto a vermelha e branca teve somente 0,1 diminuído dos 90 totais. No entanto, Bambas da Orgia, somente com notas 10 até então, encostou na liderança, mesmo com os dois décimos perdidos por causa do estouro do tempo máximo de desfile.

Na pontuação de enredo, Imperadores teve 0,1 descontado e Bambas somou só notas dez, portanto as duas agremiações empataram no placar geral com 119,8. Restinga permaneceu na cola com 119,7.

Em samba-enredo, Tinga e Imperadores perderam mais 0,1 cada. A azul e branca continuou com pontuação impecável. Um princípio de tumulto se formou com os dirigentes da Império da Zona Norte, que estavam revoltados com os critérios dos jurados.

Com os ânimos contidos pela Brigada Militar, o quesito alegorias foi definitivo para a briga pelo título. Bambas, que viu seu último carro quebrar na avenida, teve somente 0,2 descontados. Restinga também perdeu 0,2 e Imperadores, 0,1. A escola azul e a escola vermelha empataram novamente na pontuação total.

Na avaliação de fantasias, o desempate: Bambas tirou somente notas 10 e Imperadores recebeu dois 9,9. O título ficou bem perto da agremiação do Bairro Floresta.

Último quesito a ser revelado, mestre-sala e porta-bandeira, confirmou o título da Bambas da Orgia, com 239,6. O placar final ficou assim:

Bambas da Orgia: 239,6
Imperadores do Samba: 239,3
Estado Maior da Restinga: 239,3
Império da Zona Norte: 238,8
Imperatriz Dona Leopoldina: 238,3
Acadêmicos de Gravataí: 236,1
União da Vila do IAPI: 235,2
Embaixadores do Ritmo: 234
Unidos de Vila Isabel: 232,4
Academia de Samba Praiana: 229,4

O desfile

O marcador eletrônico do Porto Seco decretava 5h05min da manhã de sábado quando a escola mais aguardada da noite, a Bambas da Orgia, entrou na avenida. Nas arquibancadas, parecia meio-dia. Bastou Fábio Ananias puxar o samba do enredo "Majestosa, altaneira, minha águia, minha paixão", para levantar o público. Até mesmo a chuva deu trégua em Porto Alegre.

Com um desfile em homenagem ao símbolo da agremiação, a águia, a passarela foi pintada de azul e branco. Somente o pássaro surgiu brilhando em dourado no abre-alas, em meio a efeitos de fumaça e luz. As fantasias das 13 alas estavam bem acabadas, luxuosas, com os adereços de cabeça altos e imponentes. As quatro alegorias seguiram a linha e mantiveram o alto padrão.

Já fora da área de desfile, o abre-alas travou. Houve correria dos integrantes para tirar o carro, caso contrário as outras alegorias ainda na pista não conseguiriam passar. No entanto, tudo foi resolvido sem prejuízo algum à escola. Quando acharam que tudo acabaria bem, o último carro quebrou ainda na avenida, trazendo prejuízo à escola, que finalizou sua passagem dois minutos depois do tempo máximo permitido.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias