Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Tudo ok

Valcke: "Não há nenhum alerta vermelho para Copa em Porto Alegre"

Secretário-geral da Fifa afirma que ritmo de obras para o Mundial na Capital não preocupa a entidade

14/05/2013 - 15h15min

Atualizada em: 14/05/2013 - 15h15min


Valcke (quarto, da esquerda para a direita) visitou Mané Garrincha com Ronaldo, Bebeto, ministro Aldo Rebelo e governador do DF, Agnelo Queiroz

Em sua última visita ao Brasil antes da Copa das Confederações, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke afirmou nesta terça-feira que as obras para a Copa em Porto Alegre estão sob controle e garantiu: a Fifa não cogita, no momento, excluir nenhuma das 12 cidades brasileiras escolhidas para sediar o Mundial.

A despeito do tom ameno, Valcke voltou a dizer que a Fifa "não vai tolerar nenhum atraso" nas obras e afirmou que toda a programação pode ser modificada até o dia 1º de agosto, quando começará a venda dos ingressos para a Copa.

Depois de participar de um tour pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, que será inaugurado no próximo sábado, dia 18, Valcke lembrou que visitará a capital gaúcha no fim de agosto - a data pré-agendada é no dia 27. Questionado sobre o andamento das obras do estádio Beira-Rio e os atrasos na obra de ampliação do aeroporto Salgado Filho, Valcke não expressou preocupação.

- Por enquanto, não há nenhum alerta vermelho da Fifa em relação à cidade. As coisas estão sob controle - explicou Valcke.

Na visita a Brasília, o secretário-geral da Fifa esteve acompanhado do ministro do Esporte Aldo Rebelo, e dos jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do Comitê Organizador Local (COL). Valcke elogiou o novo estádio do Distrito Federal e disse que, na sua avaliação, pode ser considerado um dos melhores estádios do mundo.
- Se me perguntarem qual meu estádio preferido, não só no Brasil, mas no mundo, posso dizer que o estádio de Brasília está entre os primeiros. Os torcedores vão ficar deslumbrados. É um estádio magnífico - disse o secretário-geral da Fifa.

Jérôme Valcke chegou a brincar com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ao afirmar que ele havia ganhado mais "cabelos brancos", inclusive na barba, por conta dos problemas enfrentados ao longo da obra. O primeiro jogo teste do Mané Garrincha será realizado neste sábado, com a final do campeonato Distrital.

Alerta ao Itaquerão

Em entrevista coletiva após a visita ao estádio, Valcke subiu o tom apenas ao falar sobre os atrasos na obra do Itaquerão, em São Paulo. Questionado sobre o ritmo dos trabalhos, Valcke disse que será preciso acelerar as obras na arena que receberá a abertura do Mundial de 2014:

- Temos sido claros: não vamos aceitar atrasos para a Copa. Você precisa de mais tempo para preparar e testar tudo para um Mundial, é uma dimensão diferente da Copa das Confederações.

Ainda sobre os atrasos no Itaquerão, Valcke chegou a dizer que toda a programação pode ser alterada até início de agosto, caso haja algum problema. Mas ressaltou que não estava fazendo uma ameaça.

- Isto não é uma ameaça. Mas nós podemos trocar tudo até o último minuto antes de começar a venda dos ingressos. Nós precisamos que o estádio seja entregue no prazo - afirmou.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias