Espaço do Trabalhador



Seu bolso

Como começar a planejar uma pequena empresa 

Especialista dá dicas para quem ensaia os primeiros passos de um negócio

23/08/2017 - 07h00min

Atualizada em: 23/08/2017 - 07h00min


Abrir uma micro ou pequena empresa se tornou o sonho de "emancipação" financeira de muita gente, empregada ou não. Mas é preciso planejar cada etapa para assegurar que o novo negócio tenha mais chances de prosperar. Na entrevista abaixo, a coach (profissional que prepara pessoas para empreender ou melhorar a carreira) Evelyn Coco dá dicas para quem ensaia os primeiros passos de um negócio.

Leia mais:
Crise estimula novos empreendimentos individuais
Programas criados pelo governo podem perdoar dívidas de R$ 78 bilhões
Guia de microfranquia para quem quer começar a empreender

Como pensar em um formato de empresa que tenha mais chances de dar certo no mercado?
É importante realizar uma pesquisa com potenciais concorrentes para entender quais são as melhores e as piores práticas do mercado. Assim, consegue-se aplicar o que há de melhor para o novo negócio. É muito interessante, por exemplo, fazer uma pesquisa com empresas do seu setor para entender qual é o tempo médio em que o lucro costuma ser atingido.

Ser bom em alguma tarefa profissional é suficiente para gerenciar uma nova empresa?
Para empreender em algo será preciso aprender sobre muitas outras áreas: gestão financeira, gestão de pessoas, marketing, tecnologia, tributação, administração, logística etc. Mesmo que de início você não tenha uma equipe de colaboradores, terá que liderar fornecedores, assessores e prestadores de serviços, com gestão, liderança e conhecimento sobre o que será delegado. Isso não significa que você terá que dominar todos os assuntos, mas pelo menos saber o mínimo para empreender com segurança.

Como alguém que ainda é empregado pode começar a se preparar para abrir o negócio próprio?
Quem pretende empreender algum dia deve começar a encarar a empresa em que trabalha como se fosse sua. Cuidar das pessoas, dos custos, comprometer-se e assumir responsabilidades. Dentro desta nova mentalidade, irá compreender, por exemplo, que o empreendedor necessita de uma organização financeira diferente da anterior, uma vez que o início de um negócio requer investimento e nem sempre o resultado é imediato.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias