Escola do Trabalhador começará com 12 cursos gratuitos; veja como se inscrever - Espaço do Trabalhador - Notícias

Versão mobile

Qualificação20/11/2017 | 07h00Atualizada em 20/11/2017 | 07h00

Escola do Trabalhador começará com 12 cursos gratuitos; veja como se inscrever

Programa do Governo Federal levará qualificação por meio de treinamentos pela internet

Escola do Trabalhador começará com 12 cursos gratuitos; veja como se inscrever SXC.HU/
Foto: SXC.HU

A Escola do Trabalhador, braço de formação do governo federal para o programa Emprega Brasil, terá 12 cursos que começarão a ser oferecidos nesta semana – o dia certo ainda será definido. O objetivo da ação é levar qualificação profissional aos trabalhadores por meio de treinamentos feitos pela internet. Conforme o Ministério do Trabalho, o programa tem a capacidade de atingir até 70 milhões de brasileiros.

A iniciativa nasceu da constatação de que muitos trabalhadores desempregados não estavam conseguindo se colocar no mercado por falta de qualificação. Foi feita, então, uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que está realizando pesquisas para definir quais serão as modalidades oferecidas.

Leia mais
Renato Soares Gutierrez: a qualificação agora é lei
Programa de qualificação do governo federal emprega só 10% dos alunos
Desemprego da população preta ou parda é de 14,6%, acima da média

Os cursos serão gratuitos e poderão ser acessados de qualquer computador do Brasil por qualquer trabalhador no endereço escola.trabalho.gov.br . Não haverá pré-requisitos para cursá-los nem escolaridade mínima exigida. A qualificação será informada aos trabalhadores no momento em que eles forem encaminhar o Seguro-Desemprego, mas ficarão disponíveis no site para todas as pessoas que desejarem se qualificar, mesmo empregadas.

Serão disponibilizados 50 cursos divididos por eixos temáticos definidos a partir do estudo do mercado de trabalho, levando em conta as áreas onde há maior necessidade desses profissionais e falta qualificação. Os 12 primeiros já estão definidos.

Serão oferecidos nesta semana, em data ainda a ser divulgada:

– Agenciamento de Viagens
– Criando um Negócio de Sucesso
– Higiene na Indústria de Alimentos
– Introdução ao Excel
– Português Básico para o Mundo do Trabalho
– Demonstrações Contábeis e sua Análise
– Conhecendo o Perfil do Agente Comunitário de Saúde e seu Processo de Trabalho
– Fundamentos e Processos de Gestão de Recursos Humanos
– Segurança da Informação
– Edição e Tratamento de Imagens
– Inglês Aplicado ao Mundo do Trabalho
– Cuidando de Pessoas Idosas
Os demais cursos serão disponibilizados gradualmente até o final de 2018, de acordo com os dados levantados nas pesquisas sobre as áreas de maior carência de qualificação.

Como vai funcionar

– Os cursos serão formados por módulos de aproximadamente 40 horas cada (o número de módulos vai depender da necessidade de cada curso).
– Cada módulo estará disponível por dois meses, tempo estimado para a conclusão com tranquilidade de todas as atividades.
– Ao final de cada módulo, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão daquela fase. Ao concluir todas as etapas, ele será certificado pela UnB.
– Os cursos não têm  tutor. Mas haverá canais de comunicação via portal para o feedback dos alunos e os ajustes necessários.

Como se inscrever

– Os cursos estarão disponíveis no site escola.trabalho.gov.br. Após acessar o site, o trabalhador precisará localizar o eixo temático do curso que ele deseja fazer. Aí, é só fazer a inscrição e iniciar as atividades.
– Serão disponibilizadas 6 milhões de vagas para que os trabalhadores se qualifiquem na Escola do Trabalhador.
– A UnB também fará o acompanhamento dos trabalhadores que fizerem os cursos na plataforma. Com base nos dados da Rais e do Caged, a universidade vai avaliar se os trabalhadores que se qualificaram pela Escola do Trabalhador conseguiram se colocar no mercado e se estão atuando na área em que se qualificaram pela plataforma.

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros