Aplicativo que ajuda a encontrar emprego tem mais de 2,5 mil cadastros no Rio Grande do Sul - Espaço do Trabalhador - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

EM BUSCA DE EMPREGO05/12/2017 | 14h56Atualizada em 05/12/2017 | 15h46

Aplicativo que ajuda a encontrar emprego tem mais de 2,5 mil cadastros no Rio Grande do Sul

Desde o lançamento, há seis meses, 67 candidatos conseguiram vaga pelo aplicativo no RS 

Lançado pelo governo Federal há seis meses, o aplicativo Sine Fácil começa a apresentar os primeiros resultados. Foram contratados 4.069 trabalhadores por meio da plataforma digital. São Paulo se destacou pelo maior número de colocações, com 1.349 pessoas efetivadas. 

 Reprodução do aplicativo Sine Fácil, lançado neste dia 23 pelo Ministério do Trabalho
Foto: Reprodução / Sine Fácil

No Rio Grande do Sul, 2.566 de trabalhadores se cadastraram no aplicativo pelo celular, e 67 conseguiram uma vaga. Até a quarta-feira (29/11), havia 31.556 vagas abertas em várias atividades profissionais e 79.453 candidatos cadastrados no portal - média de 2,51 pessoas por vaga. A ferramenta, que funciona em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS, pode ser instalada gratuitamente a partir de lojas de aplicativos, por meio da qual os trabalhadores conseguem acessar as vagas de emprego disponíveis no Sine de todo o país e se candidatarem de maneira prática. 

Leia mais
Jovens sonham em ter negócio próprio e rejeitam título de workaholic
Concursos públicos: confira a lista de seleções com inscrições abertas
Estado abre inscrições pela internet para candidatos a voluntários em escolas

Para que serve o aplicativo

- Consultar o seguro-desemprego: nessa aba é possível obter informações sobre parcelas, notificações, recursos e vínculos.

- Consultar vagas de emprego disponíveis pelo perfil profissional do trabalhador.

- Agenda de entrevistas: depois que o trabalhador se candidata a uma vaga, o aplicativo gera o encaminhamento para entrevista, com data e horário marcados.

- Consulta do abono salarial: informações sobre o abono salarial e o PIS, como calendário de pagamentos e se o trabalhador tem direito ao benefício.

- Consulta de contratos: aparecem todos os contratos de trabalho cadastrados do trabalhador. Estes vínculos são extraídos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

 Passo a passo para acessar

- Para utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil.

- O código também pode ser obtido nas unidades de atendimento do Sine. O código de acesso é individual. Após instalar o aplicativo no celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do celular.

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros