Espaço do Trabalhador



EM BUSCA DE EMPREGO

Aplicativo que ajuda a encontrar emprego tem mais de 2,5 mil cadastros no Rio Grande do Sul

Desde o lançamento, há seis meses, 67 candidatos conseguiram vaga pelo aplicativo no RS 

05/12/2017 - 14h56min

Atualizada em: 05/12/2017 - 15h46min


Lançado pelo governo Federal há seis meses, o aplicativo Sine Fácil começa a apresentar os primeiros resultados. Foram contratados 4.069 trabalhadores por meio da plataforma digital. São Paulo se destacou pelo maior número de colocações, com 1.349 pessoas efetivadas. 

Reprodução / Sine Fácil

No Rio Grande do Sul, 2.566 de trabalhadores se cadastraram no aplicativo pelo celular, e 67 conseguiram uma vaga. Até a quarta-feira (29/11), havia 31.556 vagas abertas em várias atividades profissionais e 79.453 candidatos cadastrados no portal - média de 2,51 pessoas por vaga. A ferramenta, que funciona em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS, pode ser instalada gratuitamente a partir de lojas de aplicativos, por meio da qual os trabalhadores conseguem acessar as vagas de emprego disponíveis no Sine de todo o país e se candidatarem de maneira prática. 

Para que serve o aplicativo

- Consultar o seguro-desemprego: nessa aba é possível obter informações sobre parcelas, notificações, recursos e vínculos.

- Consultar vagas de emprego disponíveis pelo perfil profissional do trabalhador.

- Agenda de entrevistas: depois que o trabalhador se candidata a uma vaga, o aplicativo gera o encaminhamento para entrevista, com data e horário marcados.

- Consulta do abono salarial: informações sobre o abono salarial e o PIS, como calendário de pagamentos e se o trabalhador tem direito ao benefício.

- Consulta de contratos: aparecem todos os contratos de trabalho cadastrados do trabalhador. Estes vínculos são extraídos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

 Passo a passo para acessar

- Para utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil.

- O código também pode ser obtido nas unidades de atendimento do Sine. O código de acesso é individual. Após instalar o aplicativo no celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do celular.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias