Espaço do Trabalhador



Dinheiro na conta

PIS/Pasep para idosos: benefício a quem tem mais de 60 anos começa a ser pago nesta segunda-feira

Primeiros a receber são os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa. Na quarta-feira, será a vez dos demais beneficiários

22/01/2018 - 11h08min


Correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que têm mais de 60 anos e direito a valores depositados no PIS/Pasep começam a receber nesta segunda-feira (22). A idade mínima para acessar os recursos foi reduzida de 65 para 60 anos.  Os beneficiários que não têm contas em bancos poderão receber o benefício a partir de quarta-feira (24), nas agências. Para os correntistas das duas instituições financeiras, o dinheiro cairá diretamente na conta na noite desta segunda. 

Esta nova etapa de saques beneficia mais de 4,5 milhões de cotistas do PIS e do Pasep que poderão efetuar o saque de R$ 7,8 bilhões disponíveis nas instituições financeiras.  No ano passado, o governo havia reduzido a idade de 70 para 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres), mas a demanda ficou abaixo do esperado. Por isso, a idade de acesso foi novamente reduzida. 

Tem direito a receber valores quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988 e ainda não havia sacado o dinheiro.  

Quem pode sacar

- Homens e mulheres a partir de 60 anos têm direito ao saque de cotas dos dois programas. 

- Trabalhador cadastrado no Fundo até 4 de outubro de 1988 que ainda não retirou o saldo total de cotas na conta individual de participação. 

- Herdeiros de cotistas que comprovem sua condição. 

Onde consultar se você tem saldo disponível

- No site da Caixa ou Banco do Brasil

Calendário

- 8 de janeiro: começaram a receber as mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais

- A partir de 22 de janeiro: crédito em conta corrente para idosos com idade a partir de 60 anos com conta na Caixa e BB

- A partir de 24 de janeiro: saque para idosos com idade a partir de 60 anos

- Em qualquer data: saque para aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias