Espaço do Trabalhador



Oportunidades

Saiba como aproveitar o verão para conquistar uma das 2,3 mil vagas de estágio no RS

A estação é apontada por especialistas como uma boa oportunidade para conseguir colocação

02/02/2018 - 06h00min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Natália aproveitou as férias para buscar uma vaga de estágio — e conseguiu

A persistência de Natália Godinho, 22 anos, em encontrar trabalho em pleno verão, quando boa parte dos jovens prefere estar na praia, deu bons frutos. Na segunda-feira, ela assinou o contrato com a Defensoria Pública para formalizar o estágio de atendimento ao público. Começa na próxima segunda-feira (5). Uma notícia e tanto para quem buscava emprego há quase um ano, quando se desvinculou do serviço anterior em uma loja de bijuterias. 

— Parece que, no verão, abrem mais vagas de estágio e, como tem menos gente na cidade, a concorrência é menor — percebe a estudante do Ensino Médio.

As seleções para estágios não tiram férias no verão, e quem estiver disposto a abrir mão de uns dias na praia pode encontrar boas vagas no mercado de trabalho — assim como aconteceu com Natália. Há pelo menos 2,3 mil vagas abertas para estágios no momento no Estado, considerando duas das principais agências de recrutamento. Analistas de recursos humanos apontam o período de janeiro a março como um dos mais promissores para quem busca oportunidade para começar carreira em uma grande empresa.

— O mercado não para de contratar nesta época do ano, muito pelo contrário. Então, é preciso estar atento às vagas: acompanhar os sites das empresas, seus posts em redes sociais e as vagas que são anunciadas nas universidades — afirma Fabio Souza, diretor regional da consultoria De Bernt.

Uma das maiores agências de estágio do Estado, o CIEE tem aproximadamente 1,8 mil vagas abertas, sendo que mais de 500 são em Porto Alegre. Os cargos mais ofertados são para nível médio e para estudantes universitários nos cursos de Administração, Direito e Educação Física. Em outra grande central, a ABRH-RS, há mais 500 vagas de estágio abertas, principalmente para os cursos de Administração e Engenharia.  

Elias Velasque, 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, tem aproveitado a ampla oferta para encontrar um novo trabalho. Sem muito entusiasmo para ir à praia — e com o orçamento apertado, admite — tem focado esforços para encontrar um estágio como assistente administrativo. Por isso, entra semanalmente em sites de centrais de emprego e vai até as sedes de agências se apresentar para vagas que o interessem.

— Até agora, ainda não fui chamado, mas levo fé que logo logo vou conseguir a minha vaga — diz ele, que teve encerrado no início de janeiro o contrato de Jovem Aprendiz. 

Félix Zucco / Agencia RBS
Elias aproveita o período para tentar uma colocação

Embora a temporada de trainee venha com mais força em agosto, muitas empresas também abrem programas de contratação e treinamento de jovens no verão. Por isso, o candidato precisa afiar a estratégia para superar a concorrência e conquistar a tão sonhada vaga.

— Para conseguir uma vaga, é preciso demonstrar qualidades em todas as etapas do processo seletivo, elas começam a valer pontos preciosos já no momento da inscrição — diz Manoela Costa, gerente executiva da empresa de RH Page Talent.

Os cursos superiores com mais vagas de estágio em duas das principais agências do RS

CIEE-RS: Cerca de 1,8 mil vagas

Áreas mais ofertadas: administração, direito, educação física, pedagogia e cursos na área da Tecnologia da Informação. 

Mais informações: neste site.


ABRH-RS: Cerca de 500 vagas, Região Metropolitana e junto a alguns parceiros no Interior do Estado

Áreas mais ofertadas: administração e engenharias

Mais informações: neste site.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias