Espaço do Trabalhador



Dinheiro extra

PIS/Pasep: saques dos fundos serão retomados em agosto; veja como conferir pela internet se você tem saldo a receber

No dia 8 de agosto, correntistas da Caixa e do Banco do Brasil com dinheiro a receber terão crédito em conta; a partir do dia 14, trabalhadores de qualquer idade poderão efetuar os resgates

04/07/2018 - 12h24min

Atualizada em: 04/07/2018 - 12h25min


Agência Brasil
Agência Brasil

Cotistas do PIS/Pasep que não fizeram o saque dos fundos até 29 de junho poderão acessar o recurso a partir do dia 14 de agosto, quando começa a segunda etapa do cronograma de liberações. Os valores serão repassados de forma corrigida, segundo informou, na terça-feira (3), o Ministério do Planejamento. Em 8 de agosto, será feito crédito em conta para correntistas da Caixa ou do Banco do Brasil para trabalhadores de todas as idades.

Na segunda etapa, a partir de agosto, pessoas de qualquer idade poderão solicitar suas cotas. A suspensão durante julho será usada para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. No ano passado, o rendimento foi de 8,9%. O trabalhador pode conferir pela internet se tem saldo a receber.

As cotas são retiradas anuais de recursos depositados em contas de trabalhadores entre 1971 e 1988, quando ficaram inativas em razão da Constituição Federal. Até 2017, o saque era permitido para pessoas com mais de 70 anos, em caso de aposentadoria e em outras situações específicas. A partir do ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e, em junho, foi divulgado calendário para retiradas de pessoas de todas as idades.

Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, resgatando uma soma de R$ 1,5 bilhão. Os valores foram disponibilizados apenas para empregados com idade acima de 57 anos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro. 

 Como consulto se tenho valores a receber?

- Para realizar as consultas, basta ter em mãos o número do PIS (para servidores do setor privado) ou do Pasep (para funcionários públicos) ou o CPF e a data de nascimento do cotista. 

- Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites relativos ao PIS (trabalhadores do setor privado) ou ao Pasep (trabalhadores do setor público). No caso do Pasep, o site informa se o trabalhador tem cota a receber, mas não divulga o saldo.

O calendário de saques

O pagamento para todas as idades ocorrerá entre 14 de agosto e 28 de setembro. Para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil, o depósito será em 8 de agosto para qualquer idade. 

- Idades entre 57 e 59 anos: de 18 a 29/06

- Suspensão dos pagamentos: 30/06 a 07/08

- Crédito em conta na Caixa ou Banco do Brasil para todas as idades: 08/08

- Atendimento nas agências da Caixa ou Banco do Brasil para todas as idades: 14/08 a 28/09*


*Cotistas com mais de 60 anos podem sacar independentemente do cronograma, observando apenas a suspensão do pagamento em julho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias