Notícias



20 de setembro

De modelo a toda terra: heroísmo farroupilha na atualidade

Pessoas comuns, que se esforçam por fazer a diferença na vida da comunidade, ajudar as pessoas

20/09/2012 - 09h00min

Atualizada em: 20/09/2012 - 09h00min


Voluntários se dedicam com alegria à tarefa de socorristas na SOS Trauma, em Viamão

No dia em que se celebra a Revolução Farroupilha, ecoa ainda mais forte pelos pagos o Hino Rio-Grandense. É com orgulho que os gaúchos entoam a letra que exalta a coragem e os feitos do nosso povo.

Um dos versos mais representativos dessa homenagem é "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra". Nos dias de hoje, estas façanhas continuam a acontecer nas batalhas do cotidiano. Os heróis são pessoas comuns, que se esforçam por fazer a diferença na vida da comunidade, ajudar as pessoas. O Diário Gaúcho apresenta três casos de heroísmo farroupilha na atualidade.

Nos dias de folga, eles salvam vidas

É nos finais de semana e feriados, quando todo mundo está pensando em diversão, que eles entram em ação. Movidos pela vontade de ajudar a salvar vidas, se dedicam com alegria à tarefa de socorristas voluntários na SOS Trauma, em Viamão.

- É uma experiência única, porque a gente se doa mesmo. Entra no sangue. Já choramos, já rimos e estamos sempre preparados para a próxima - descreve o vice-presidente da entidade, o técnico em Segurança do Trabalho Demétrio Benites, 46 anos. 

São cerca de 50 voluntários que se revezam em plantões de 12 horas entre as noites de sexta e de domingo.

Apoio e carinho para curar o câncer

Para elas, o câncer de mama não é um fantasma. Vitoriosas sobre a doença, transformam a experiência em um caminho para ajudar outras mulheres.

O Grupo da Mama existe há cerca de duas décadas no Hospital Conceição, mas passou a ser ong no final de 2003. São cerca de 25 voluntárias que oferecem algo fundamental para quem recebe o diagnóstico da doença: apoio, carinho e exemplo de luta. 

- A ajuda é, principalmente, emocional. Deixamos a pessoa chorar, desabafar e mostramos que o tratamento vale a pena - conta a presidente da instituição, Flavia Teresinha Nunes, 70 anos.

- Vou de quarto em quarto. Minha felicidade é ver a pessoa, que antes estava triste, com um sorriso - conta a vice-presidente Edy Terezinha de Araújo, 77.

Aposentada é uma "mãe" para escola

- Eu me considero mãe desta escola.

É assim que a professora aposentada Maria Cristina Rousselet de Alencar,
55 anos, explica a relação afetiva que tem há 17 anos com a Escola Municipal Vila Monte Cristo, na Vila Nova. E faz muito fe forma voluntária.

Depois da aposentadoria, a partir de 2007, Maria Cristina não desligou-se completamente da escola. Manteve o vínculo com colegas, como Júlia Harue Kinoshita, 58 anos, envolveu-se com eventos esportivos, passeios, ajardinamento e promoções em busca de recursos para atividades extraclasse dos alunos.

Desfile tradicional é nesta quinta-feira

Dois dos mais importante itens da programação da Semana Farroupilha da Capital serão realizados hoje. Às 9h, começa o Desfile Tradicional,  organizado pelo Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). A saída será próxima ao Estádio Beira-Rio, e a dispersão nas proximidades da Usina do Gasômetro.

A partir das 19h30min,  será realizada a solenidade de extinção da Chama Crioula no Galpão Central do Acampamento Farroupilha.

Devido à realização do desfile, o trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva entre a Padre Cacique e a Ipiranga está bloqueado ao trânsito desde as 21h de ontem. 

Temático será na noite de sexta-feira

Amanhã, quando será realizado o Desfile Temático (às 20h), o bloqueio será estendido da Padre Cacique à Rótula das Cuias, a partir das 8h. 

O grupamento do desfile ficará concentrado em meia pista da Avenida Padre Cacique (da rótula da Rua Pinheiro Borda até o Estádio Beira-Rio), para que seja mantido o acesso à churrascaria Montana Grill e ao Parque Gigante. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

Anos de guerra

Principais fatos farroupilhas

1835
- 19 de setembro - Combate na Ponte da Azenha. Início da Revolução Farroupilha.
- 20 de setembro - Entrada dos revolucionários em Porto Alegre. Nos meses seguintes, tomam Piratini e Rio Pardo.

1836
- 11 de setembro - Antônio de Souza Netto proclama, em Seival, a independência do Rio Grande do Sul.
- 4 de outubro - Combate na Ilha de Fanfa, na qual é preso Bento Gonçalves, depois enviado para o Forte do Mar, na Bahia.

1837
- 7 de abril - Os farrapos tomam a Vila de Caçapava.
- 10 de setembro - Bento Gonçalves foge do Forte do Mar.

1838
- 30 de abril - Os farroupilhas dominam Rio Pardo. No combate, é apreendida a banda de música imperial, dirigida pelo maestro Mendanha. Dias depois, os farrapos exigem que o maestro componha a música do Hino Rio-Grandense.

1839
- 14 de fevereiro - Instalação da sede da república em Caçapava, porque a Vila de Piratini era muito assediada.
- Julho - Garibaldi transportou dois lanchões, o Seival e o Farroupilha, por terra, da Lagoa dos Patos ao Rio Tramandaí. Um deles chegou a Laguna (SC) para ajudar David Canabarro a proclamar a República Juliana.

1840
- Julho - Bento Gonçalves e Garibaldi atacam São José do Norte, com 1,2 mil homens, mas são repelidos.
- Dezembro - Termina o sítio a Porto Alegre.

1842 
- 9 de novembro - Luiz Alves de Lima e Silva, Barão de Caxias, assume o comando dos imperiais.
- Julho - A sede da República Rio-Grandense é transferida para Alegrete. Desde 1840, os arquivos da República rodavam de um povoado a outro.

1843
- Fevereiro - O vice-presidente da República, Antônio Paulo da Fontoura, é assassinado por um marido traído, em Alegrete. Os farroupilhas se desorganizam.
- 26 de maio - Combate de Ponche Verde

1844
- 20 de setembro - Combate de Cuaró, última ação guerreira da Revolução Farroupilha. David Canabarro negocia a paz com tropas imperiais em Ponche Verde.

1845
- 1º de março - O marechal Luiz Alves de Lima e Silva, grande líder do Império, anuncia o fim da guerra.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias